Site da Victoria's Secret volta ao ar após incidente cibernético durar dias
Ações da varejista caíram quase 6% desde segunda-feira (26)

O site da Victoria's Secret voltou a ficar online na sexta-feira (30), depois de um prolongado "incidente de segurança" que fez com que a empresa de lingerie tirasse o site do ar por vários dias.
A varejista afirmou em um comunicado por e-mail na sexta-feira que estava "de volta ao ar" e agradeceu "a paciência de nossos clientes". A empresa não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNN Internacional sobre o motivo do incidente.
As ações da Victoria's Secret caíram quase 6% desde segunda-feira (26), quando a empresa publicou pela primeira vez em seu site nos Estados Unidos que estava sofrendo um incidente de segurança prolongado.
Os compradores que visitaram o site no início desta semana viram uma tela rosa com a declaração da empresa em vez de sua seleção habitual de lingerie, pijamas e outros produtos.
A varejista havia "identificado" e estava "tomando medidas para lidar com um incidente de segurança", de acordo com um comunicado publicado em seu site no início desta semana. "Removemos nosso site e alguns serviços da loja como precaução."
É raro que uma empresa do porte da Victoria's Secret tenha uma interrupção tão longa em todo o seu site. Embora suas lojas físicas permaneçam abertas, a receita das compras online é crucial para a marca.
A empresa gerou US$ 2 bilhões em vendas líquidas em canais diretos, incluindo compras online, em 2024, ou cerca de um terço de suas vendas anuais.
Os hackers estão se tornando cada vez mais sofisticados graças à inteligência artificial (IA), disse Richard Blech, CEO da empresa de segurança de IA XSOC Corp., à CNN Internacional.
E muitos varejistas podem não estar preparados para esses ataques, já que geralmente terceirizam a segurança cibernética para organizações que gerenciam múltiplas contas, disse ele.
“Os hackers estão à frente do jogo e bem equipados”, disse Blech. “É uma falha crítica na confiança digital.”
Em uma declaração à CNN Internacional na quarta-feira (28), a Victoria's Secret disse que "implementou imediatamente nossos protocolos de resposta" e que "especialistas terceirizados estão envolvidos".
Atacar varejistas despreparados parece ser uma nova tendência para hackers sofisticados, de acordo com Blech.
A CNN Internacional noticiou que empresas de varejo dos EUA foram alvo de hackers associados a um notório grupo cibercriminoso neste mês, o que motivou briefings de inteligência do FBI.
O grupo era suspeito de hackear a loja Marks & Spencer, sediada no Reino Unido, o que prejudicou gravemente a presença online da empresa e custará à varejista 300 milhões de libras em lucros operacionais perdidos e interrupções até julho, informou a Reuters. Blech disse que a intensidade do ataque à Victoria's Secret pode seguir uma trajetória semelhante.
A CNN Internacional solicitou mais detalhes à empresa. Uma reportagem da Bloomberg e publicações nas redes sociais indicam que a interrupção está ocorrendo pelo menos desde segunda-feira.
No ano passado, a Victoria's Secret contratou Hillary Super como CEO, enquanto a empresa lutava para manter a demanda. Super foi CEO da Savage X Fenty, de Rihanna, o badalado empreendimento de lingerie digital que deu à Victoria's Secret uma nova concorrência.
Com informações de Sean Lyngaas, da CNN Internacional



