CNN Brasil Money

Starbucks e Target fazem parceria nos EUA para contornar queda no consumo

Redes varejistas americanas têm enfrentado pressão este ano, com inflação e tarifas levando o sentimento do consumidor a níveis próximos do recorde negativo

Jordan Valinsky
Logo da Starbucks em loja da rede em Nova York
Logo da Starbucks em loja da rede em Nova York  • Chip East/Reuters
Compartilhar matéria

Duas das redes varejistas americanas mais pressionadas estão trabalhando juntas para despertar o interesse dos clientes nesta temporada de festas.

A partir desta segunda-feira (17), a bebida Frozen Peppermint Hot Chocolate estará disponível exclusivamente nas cafeterias Starbucks dentro das lojas Target nos Estados Unidos.

A grande maioria das 2 mil unidades da Target possui uma Starbucks, mas esta é a primeira colaboração de bebida festiva entre as duas empresas.

Os varejistas têm enfrentado uma pressão imensa este ano, com a inflação e as tarifas levando o sentimento do consumidor a níveis próximos do recorde negativo nos EUA.

Diversas marcas de consumo indicaram, em suas teleconferências trimestrais com analistas de Wall Street, que os consumidores de baixa renda estão se tornando cada vez mais sensíveis aos preços e reduzindo gastos com itens não essenciais.

Essa tendência atingiu particularmente a Target e a Starbucks: a Target, por se especializar em itens discricionários, incluindo compras por impulso e decoração para casa; e a Starbucks, por vender bebidas caras que os consumidores cada vez mais percebem como tendo menor valor em comparação com uma ampla variedade de redes de café mais modernas e alternativas mais baratas.

A Target também está lidando com dois trimestres consecutivos de queda no fluxo de clientes, em parte devido à reação negativa sobre sua mudança de posição em programas de diversidade, equidade e inclusão.

Além disso, o novo CEO da Starbucks está há um ano em seu plano de reestruturação, mas está fechando lojas, demitindo funcionários e enfrentando greves contínuas de trabalhadores insatisfeitos.

Mesmo assim, as duas marcas esperam que o fanatismo em torno das bebidas especiais da Starbucks seja forte o suficiente para atrair clientes às lojas Target durante a crucial temporada de compras natalinas.

A bebida baseada em Frappuccino é apresentada como a "companhia perfeita para as corridas de compras natalinas", disse a Target em comunicado.

A bebida exclusiva é "parte de uma estratégia para injetar um pouco mais de novidade na experiência de compra", disse Neil Saunders, diretor administrativo e analista de varejo da GlobalData, à CNN.

"Também sabemos que os consumidores adoram itens exclusivos do cardápio, particularmente em bebidas, então isso pode incentivar as pessoas a visitarem a Target apenas para experimentar a bebida."

Os preços da bebida começam em US$ 5,95 para o tamanho grande. Membros do programa de fidelidade pago da Target podem comprá-la na segunda-feira, antes de estar disponível para o público na terça-feira.

A bebida é apenas uma das maneiras pelas quais a Target está tentando atrair clientes para suas lojas em novembro e dezembro: também está promovendo demonstrações em loja de brinquedos, maquiagem e tecnologia distribuídas ao longo dos dois meses.

Segundo informações, os funcionários também estão sendo orientados a sorrir mais para os compradores, em uma tentativa de fazer as lojas parecerem mais acolhedoras.

A Target divulgará seus resultados na quarta-feira. A empresa anunciou no mês passado a demissão de cerca de 1.000 funcionários corporativos. As vendas caíram por três trimestres consecutivos, e as ações perderam mais de um terço de seu valor este ano.

Saunders não acredita que uma bebida exclusiva sozinha irá "mover significativamente o fluxo de clientes", disse ele. Mas, acrescentou, "toda ajuda é bem-vinda" – especialmente porque a Target precisa disso.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
InternacionalVer original 
Acompanhe Economia nas Redes Sociais