CNN Brasil Money

Vazamentos de água em Ouro Preto e Congonhas foram contidos, diz Vale

No último domingo (25), uma cava da mineradora transbordou após o extravasamento de água com sedimentos, o que provocou alagamentos em áreas próximas

Gabriel Garcia, da CNN Brasil
Logo da Vale  • Divulgação
Compartilhar matéria

A Vale informou nesta segunda-feira (26) que os extravasamentos de água registrados no último domingo (25) no Complexo Mina de Fábrica, localizado entre os municípios de Congonhas e Ouro Preto, em Minas Gerais, já foram totalmente contidos.

Segundo a mineradora, não houve feridos e a população não foi afetada.

A empresa esclareceu ainda que não ocorreu carreamento de rejeitos de mineração, mas apenas o escoamento de água com terra.

A ANM (Agência Nacional de Mineração) também descartou qualquer ruptura, colapso ou comprometimento de barragens ou pilhas de mineração no episódio.

De acordo com a ANM, o ocorrido está ligado a uma infraestrutura operacional instalada dentro da área da mina, sem caracterização de falha em estruturas classificadas oficialmente como barragens ou pilhas de mineração, que são aquelas sujeitas às regras mais rígidas de segurança e monitoramento.

Em nota, a ANM informou que equipes técnicas acompanham a situação no local, com análise das condições de funcionamento das estruturas envolvidas e das providências adotadas pela empresa.

A Vale afirmou que realiza periodicamente ações preventivas de inspeção e manutenção de suas estruturas, que seguem seguras, e que os procedimentos são reforçados durante o período de chuvas intensas.

As causas dos dois extravasamentos seguem em apuração. Segundo a companhia, os aprendizados do episódio serão incorporados de forma imediata aos planos de contingência para o período chuvoso.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais