Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    No primeiro semestre de 2023, Belo Monte produziu 9,4% da energia usada no Brasil

    Energia gerada pela hidrelétrica seria suficiente para abastecer cerca de 30 milhões de domicílios no Brasil

    De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), as usinas hidrelétricas foram responsáveis pela geração de energia de 60,19% do total produzido no Brasil
    De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), as usinas hidrelétricas foram responsáveis pela geração de energia de 60,19% do total produzido no Brasil TV Brasil

    Elis Barretoda CNN

    Brasília

    A usina hidrelétrica de Belo Monte gerou, nos primeiros seis meses de 2023, 29.125 GWh de energia, equivalente a 9,4% de toda a energia utilizada no país.

    A energia gerada em Belo Monte teria capacidade de abastecimento de cerca de 30 milhões de residências. Além disso, seria suficiente para abastecer todos os domicílios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, durante o primeiro semestre.

    O presidente da concessionária que administra Belo Monte, Paulo Roberto Pinto, avalia que o desempenho positivo da usina converge com a atual necessidade de fontes renováveis e não poluentes de energia.

    “Mais do que nunca, o mundo tem debatido a importância de fontes renováveis para abastecer os grandes centros urbanos, movimentar a economia e garantir o funcionamento dos serviços públicos essenciais sem comprometer o meio ambiente. A energia gerada por Belo Monte, instalada no rio Xingu, é limpa, renovável e proveniente da Amazônia e é fundamental para garantir a segurança energética do nosso país”, disse.

    De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), as usinas hidrelétricas foram responsáveis pela geração de energia de 60,19% do total produzido no Brasil.