Petrobras e China Energy formam grupo de trabalho para projetos de energia renovável

Segundo comunicado da estatal, proposta de parceria seria para segundo semestre de 2023

Por Leticia Fucuchima, da Reuters
Compartilhar matéria

A Petrobras disse nesta quinta-feira (4) que irá criar um grupo de trabalho com a China Energy International para analisar oportunidades de negócios conjuntas, com foco em geração de energia renovável e hidrogênio "verde".

Segundo comunicado da estatal, a proposta das empresas é desenvolver oportunidades de negócios em parceria para o segundo semestre de 2023.

Para a Petrobras, a parceria reforça a diretriz da nova gestão da estatal brasileira de ampliar investimentos no segmento de energias renováveis, "buscando uma transição energética justa".

"Queremos nos firmar como a maior empresa de energia integrada do Brasil. Temos preços competitivos, bons parceiros, grandes projetos e estamos olhando novas oportunidades de negócios", disse em nota o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que se reuniu com o presidente da estatal chinesa, Lyu Zexiang, em Brasília.

No encontro, Lyu Zexiang informou que a China Energy International tem um orçamento de US$ 20 bilhões para investimentos fora da China, sendo que importante parte deste montante poderá ser destinada ao Brasil, disse a Petrobras.

A China Energy tem buscado explorar áreas como armazenamento de energia e tem projetos e estudos com hidrogênio e amônia verdes. A chinesa opera também na área de saneamento básico e dessalinização em alguns países.

O grupo de trabalho entre as empresas será organizado pelo diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim. A composição do grupo será definida nas próximas semanas.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais