Presente mais caro: “inflação do Dia dos Pais” sobe mais que a oficial, diz FGV

Cesta de produtos e serviços relacionados à data ficou 4,1% mais cara em um ano, enquanto a inflação média acumulada no período é 2,8%

CNC estima que Dia dos Pais vai movimentar R$ 7,7 bilhões.
CNC estima que Dia dos Pais vai movimentar R$ 7,7 bilhões. Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por Bruno de Freitas Moura, da Agência Brasil

Quem for presentear o pai no próximo domingo (13) vai sentir no bolso um peso, em média, maior que a inflação geral. A chamada “Inflação do Dia dos Pais” foi de 4,8% em um ano, enquanto a inflação média acumulada no período é 2,8%, mostra o levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Entre os itens com os maiores aumentos de preços neste Dia dos Pais estão perfumes (8,3%), livros (8,3%), cinema (5,6%), roupas (5,5%), restaurante (5,3%) e relógios (4,2%). Os computadores (-4,3%) e celulares (-2,6%) ficaram mais baratos.

A desvalorização do dólar, cerca de 5% nos últimos 12 meses, é um dos fatores que explicam a queda no preço desses produtos eletrônicos.

“A valorização cambial, se considerada a partir de agosto do ano passado, ajuda sim, mas juros elevados também diminuem a demanda por bens duráveis, o que ajuda a baixar os preços. O preço desse grupo de produtos foi diretamente afetado pela taxa de juros”, explica o coordenador dos Índices de Preços da FGV, André Braz.

 

Segundo estimativas da estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia dos Pais deve ter volume de vendas de R$ 7,7 bilhões, com crescimento de 2,2% em relação ao ano passado.

Levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) mostra que a intenção de compra é de cerca de R$ 140 por presente.

A data é a quarta mais importante para o comércio, depois do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças, na ordem. Essa importância nas vendas é refletida na geração de empregos temporários. A CNC estima que 10.380 mil pessoas sejam contratadas para atender à demanda de vendas.

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