Presidente da COP30: Setor privado é essencial para financiamento climático

André Corrêa do Lago avalia que empresas podem ampliar em até 25 vezes os investimentos em tecnologias voltadas à transição energética

Gabriel Garcia, da CNN Brasil, em Brasília
Compartilhar matéria

O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, avalia que uma presença maior do setor privado nos investimentos em energias renováveis é “essencial” para o sucesso do financiamento climático.

Segundo ele, com os países desenvolvidos reduzindo seus aportes e as nações em desenvolvimento enfrentando dificuldades para investir nesse setor, o setor privado surge como um ator fundamental para ampliar o volume de recursos disponíveis e acelerar a transição energética, especialmente em países mais pobres.

As declarações foram feitas durante o "CNN Talks - COP30", que acontece nesta quarta-feira (15), em Brasília.

O embaixador avalia que o setor privado pode ampliar em até 25 vezes os investimentos em tecnologias voltadas à transição energética.

“A participação do setor privado é essencial. Quando você olha os números, você vai ter muita dificuldade de aumentar as doações dos países desenvolvidos, mas a expectativa é que o setor privado pode aumentar em 25 vezes até 2035 o que eles colocam em países em desenvolvimento”, disse.

O embaixador também afirmou que, segundo um relatório que será publicado, deve ser possível ampliar a capacidade de empréstimos dos bancos multilaterais em duas ou três vezes.

O financiamento climático é considerado fundamental para impulsionar projetos sustentáveis, promover a adaptação às mudanças climáticas e reduzir as emissões de carbono, especialmente em países com menos recursos, que enfrentam maior vulnerabilidade e têm menos recursos para investir em transição energética.

O tema deve ser destaque na COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Sob liderança da diplomacia brasileira, a expectativa é de que a conferência impulsione as negociações sobre financiamento climático, transição energética, preservação da Amazônia e cumprimento das metas do Acordo de Paris.

O evento da CNN Brasil reúne os principais tomadores de decisão da agenda ambiental para antecipar os temas centrais da COP30.

O CNN Talks acontece em Brasília logo após a Pré-COP oficial.

Veja fotos do evento

CNN Talks impulsiona debate de financiamento climático

 

Acompanhe Economia nas Redes Sociais