"Responsabilidade fiscal não tem ideologia", defende Barroso após assumir presidência do STF

Em primeira entrevista coletiva depois da posse, ministro comentou decisões recentes da economia e elogiou os avanços da reforma tributária e do arcabouço fiscal

Leonardo Rodrigues, da CNN, São Paulo
Luís Roberto Barroso assina termo de posse como presidente do Supremo Tribunal Federal STF
Luís Roberto Barroso assina termo de posse como presidente do Supremo Tribunal Federal STF  • Fellipe Sampaio/SCO/STF
Compartilhar matéria

O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)Luís Roberto Barroso, defendeu que "responsabilidade fiscal não tem ideologia".

A fala ocorreu nesta sexta-feira (29), na primeira entrevista coletiva do ministro após assumir a presidência da Corte.

Para ele, decisões econômicas recentes, como o avanço da reforma tributária e do arcabouço fiscal, foram importantes. Ele acrescenta que viu "diminuírem as taxas de desemprego".

Barroso avaliou, ainda, que a "responsabilidade fiscal é muito importante e devemos persegui-la, mas não ao custo da injustiça".

Primeira entrevista no cargo

No Salão Branco do STF, Barroso respondeu a perguntas de jornalistas por mais de uma hora e defendeu a "feminilização dos tribunais", a revisão da política de drogas no Brasil e a inexistência de uma crise com o Legislativo, apesar dos recentes desencontros entre decisões do Congresso e do Supremo.

Ele assumiu o posto no lugar de Rosa Weber, que se aposentará no sábado (30) -- por completar, na segunda (2), 75 anos idade-limite para exercer a função --, e tem ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cotados para substituí-la.

Barroso disse que a definição dos integrantes da Corte é uma prerrogativa do presidente, com participação do Senado, mas elogiou o ministro da Justiça, Flávio Dino, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, que citou como "nomes em maior evidência": "São excelentes do ponto de vista de qualificação técnica e idoneidade".

Veja também: Barroso cai no samba com Diogo Nogueira em festa pós posse

Acompanhe Economia nas Redes Sociais