Reclamações sobre companhias aéreas caíram no segundo trimestre de 2023

Informação é do novo boletim da ANAC sobre as reclamações registradas por passageiros na plataforma Consumidor.gov.br

Beatrice Mesiano, da CNN, Brasília
Compartilhar matéria

As reclamações de passageiros brasileiros contra companhias aéreas no segundo trimestre (de abril a junho) de 2023 tiveram uma queda de mais de 30% em comparação com o mesmo período de 2022. É o que revela o painel “Reclamações de Passageiros”, nova ferramenta lançada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O boletim da agência possibilita uma consulta interativa dos dados registrados por passageiros na plataforma Consumidor.gov.br e permite visualizar, além da quantidade de reclamações, os principais temas reclamados e o índice de solução das queixas.

No 2º trimestre de 2023, foram contabilizadas cerca de 77 reclamações a cada 100 mil passageiros. Esse dado se traduz em uma queda de 33,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, em que, a cada 100 mil consumidores, aproximadamente 116 tinham queixas.

No total, de abril a junho de 2023, foram registradas 20.280 reclamações em relação às empresas aéreas, somando as queixas de passageiros a companhias nacionais e estrangeiras.

Esse dado representa uma queda de aproximadamente 21,32% do número absoluto de reclamações quando comparado ao mesmo período no ano passado, em que o total foi de 25.776.

Em relação ao caráter das reclamações, o tema mais reclamado pelos consumidores foi reembolso, com 20,68% das queixas, seguido de alteração de bilhete pela empresa aérea, com 17,87%, e alteração pelo passageiro, com 17,66%.

Reclamações relacionadas à oferta e compra, que diz respeito a propagandas, aparece como o quarto no ranking dos temas com maior número de registros na plataforma no último trimestre, com 12,3% das queixas.

O índice de solução das reclamações dos passageiros brasileiros também teve um aumento significativo. No segundo trimestre de 2022 o percentual de queixas resolvidas era de 82,92%, já no mesmo período deste ano é de 76,70%.

De acordo com o tratamento dado à sua reclamação, o passageiro tem a possibilidade de indicar se sua queixa foi resolvida ou não resolvida. No entanto, é importante destacar que, caso o usuário não avalie a resposta fornecida, a agência considerará a questão como resolvida.

Segundo a ANAC, o objetivo do painel é “apresentar à sociedade, de forma transparente, o desempenho das empresas aéreas, promovendo a concorrência e a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao passageiro”.

O relatório é atualizado mensalmente incorporando os dados recentes das reclamações contra empresas aéreas registradas pelos passageiros no Consumidor.gov.br. Esta plataforma do Governo Federal permite o contato direto entre consumidores e empresas para solução de conflitos nas relações de consumo.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais