Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veto de Lula no marco fiscal deve ser derrubado pelo Congresso, diz Lira

    Em evento da XP Investimentos, presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também ressaltou a importância do governo manter o "sarrafo alto" nas metas fiscais para 2024

    Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
    Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira 19/08/2022REUTERS/Carla Carniel

    Da CNN*

    São Paulo

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira (1º) que o veto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao dispositivo do projeto do novo marco fiscal que impede o governo de retirar da meta “quaisquer despesas” deve ser derrubado pelo Congresso Nacional.

    “É prerrogativa do presidente o veto a qualquer matéria legislativa que ele julgue que possa prejudicar o governo, mas também é prerrogativa do Congresso derrubar o veto”, disse Lira, durante o evento “Expert” da XP Investimentos, em São Paulo.

    Segundo Lira, a casa legislativa está à disposição para um “debate franco” sobre as medidas necessárias para a eliminação do déficit das contas primárias, como previsto no Orçamento do ano que vem enviado pelo Executivo ao Congresso.

    Ao lembrar da aprovação da PEC da Transição, após a eleição de outubro, o presidente da Câmara ainda pontuou que o Congresso deu a oportunidade para o governo executar um Orçamento com previsões de aumento de gastos.

    A partir de agora, porém, o parlamentar ressaltou a importância de manter o sarrafo alto, ao ser questionado sobre a capacidade do governo de entregar o equilíbrio entre receitas e despesas no ano que vem.

    *Com informações do Estadão Conteúdo

    (Publicado por Luiza Palermo, sob supervisão de Ana Carolina Nunes)

    Veja também: Veja detalhes e gatilhos do novo marco fiscal