Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: Governo vai conseguir cumprir promessa de arrecadação?

    O governo apresentou o orçamento de 2024 nesta quinta-feira (31)

    William Waackda CNN

    São Paulo

    O governo brasileiro apresentou hoje o orçamento com o qual pretende trabalhar no próximo ano.

    É uma peça repleta de suposições. Até aí, nada errado.

    Qualquer orçamento para o futuro parte de suposições sobre quanto será gasto, quanto será arrecadado, qual será a cotação do dólar, do barril de petróleo, e assim por diante.

    A questão é determinar se essas suposições são razoavelmente corretas. E aqui começam as questionamentos sobre o orçamento para o ano de 2024.

    Ele pressupõe que a economia crescerá mais do que a média das previsões, que o dólar e o petróleo manterão cotações estáveis, e que a inflação e os juros serão mais baixos.

    Além disso, espera-se uma arrecadação ainda melhor. No entanto, será necessário muito esforço para cumprir a promessa, reiterada nesse orçamento, de equilibrar as contas no próximo ano.

    Setores do próprio governo afirmam que essa promessa é impossível de ser cumprida.

    Mesmo assim, o governo afirma que o orçamento permite alcançar o equilíbrio fiscal, possibilitando a continuidade mesmo que as receitas projetadas não se concretizem.

    Além disso, o orçamento permite prosseguir com os vultosos gastos sociais e promove o crescimento sustentável do Brasil. Como se sabe, todo orçamento é baseado em suposições.

    VÍDEO – Confira a íntegra do WW de 31 de agosto de 2023