5 dicas para estudar em grupo para o Enem

Apoio dos amigos pode fazer a diferença na hora de tirar dúvidas e memorizar conteúdos

Heloísa Noronha, colaboração para a CNN Brasil
Estudar em grupo ajuda a trocar estratégias e manter a motivação na reta final para o Enem  • Freepik
Compartilhar matéria

Formar um grupo de estudos pode ser uma estratégia poderosa para quem se prepara para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além de facilitar a troca de conhecimentos, o apoio dos colegas ajuda a fixar conteúdos e a identificar pontos fracos que podem passar despercebidos no estudo individual. 

Especialistas afirmam que revisar juntos aumenta a retenção de informações e torna o aprendizado mais dinâmico. Para que tudo funcione bem, é importante organizar encontros regulares, definir metas claras e criar um ambiente colaborativo. 

Eliza Bublitz, coordenadora pedagógica da escola bilíngue Colégio Humboldt, em São Paulo (SP), sugere cinco dicas para aproveitar ao máximo essa modalidade de estudo. Confira: 

  1. Usar recursos variados
    Flashcards, mapas mentais, resumos, vídeos curtos e até aplicativos ou plataformas de questões ajudam a tornar os encontros mais dinâmicos e produtivos.
  2. Manter a disciplina
    Estabeleçam tempo e objetivos claros. Encontros de 1h30 a 2 horas são ideais; mais que isso, a concentração pode cair. Façam intervalos curtos para não dispersar. Por exemplo: hoje revisamos conteúdos de Matemática, amanhã treinamos redação e, depois, discutimos questões de Ciências Humanas. “É fundamental ter foco para evitar que o estudo vire apenas conversa”, recomenda a educadora.
  3. Dividir os conteúdos
    Cada integrante pode preparar um resumo ou explicar um tema para os outros. Ensinar colegas é uma das formas mais eficazes de fixar o conteúdo.
  4. Resolver questões juntos
    Façam simulados curtos ou listas de exercícios. Depois, discutam os erros e as diferentes formas de chegar à resposta.
  5. Debater temas de redação
    Escolham possíveis temas do Enem e façam brainstorming de argumentos, repertórios e exemplos. Cada participante pode elaborar uma introdução ou esboçar uma tese e compartilhar com o grupo.