COP30

Apenas 1 em cada 10 alunos sabe o que é COP30, revela pesquisa

Desconhecimento de estudantes sobre mudanças climáticas evidencia defasagem da educação climática no país

André Nicolau, da CNN Brasil
Estudo revela um cenário preocupante de desconhecimento sobre mudanças climáticas  • Tomaz Silva/Agência Brasil
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Em meio à realização da 30ª Conferência do Clima da ONU, que acontece em Belém (PA), uma nova pesquisa da FPME (Frent1e Parlamentar Mista da Educação), em parceria com o Equidade.info, traz um alerta: apenas 1 em cada 10 estudantes brasileiros sabe o que é a COP30.

O levantamento, realizado entre agosto e setembro de 2025, sinaliza um cenário preocupante de desconhecimento sobre mudanças climáticas e aponta que a educação ambiental nas escolas ainda não prepara os jovens para enfrentar os desafios da crise ambiental dos dias atuais.

Teoria x prática: o que são mudanças climáticas?

Segundo o estudo, embora sete em cada dez estudantes afirmem já ter ouvido falar em mudanças climáticas, apenas um terço consegue explicar o que o termo significa, enquanto outro um terço admite não saber nada sobre o tema.

Mais de 70% dos alunos relataram ter vivido dias de calor extremo - o evento climático mais percebido em 2025 -, mas 64% consideram que a escola os prepara pouco ou nada para lidar com essas situações.

Entre os professores, a percepção é ainda mais crítica: 69% acreditam que as escolas não preparam adequadamente os estudantes para enfrentar os efeitos do aquecimento global.

Diálogo para além do discurso

Para a deputada Socorro Neri (PP/AC), membro da Frente Parlamentar Mista da Educação, a escola ainda não consegue conversar com os jovens sobre a crise climática como deveria. “A maioria já sente na pele o calor excessivo, a falta de água, as enchentes, mas não se sente preparada para lidar com isso. E só uma parte muito pequena sabe o que é a COP30. Isso acende um alerta: educação climática não é detalhe, é assunto central, que precisa ser implementado de verdade nas redes de ensino, e não ficar só no discurso”, lembra.

Os resultados reforçam a urgência de tornar a educação climática um eixo estruturante da formação escolar e apontam caminhos para avançar, como aperfeiçoar a implementação nos currículos, ampliar políticas de formação docente continuada e aproximar a teoria da realidade local dos estudantes.

Desigualdades regionais

Ainda de acordo com o relatório, a defasagem educacional-climática indica que a região Norte concentra os estudantes (27%) e professores (77%) mais informados sobre a COP30, enquanto o Nordeste apresenta os menores índices de conhecimento entre os alunos (4%) e docentes (52%).

O estado de Goiás chama atenção por registrar níveis de informação superiores até mesmo aos do Pará, sede da conferência, com 73,6% contra 55,4%, respectivamente, entre os estudantes.

O conhecimento varia conforme o nível de ensino e a rede escolar. Entre os alunos da rede privada, a proporção dos que sabem o que é a COP30 é quatro vezes maior do que os da rede pública.