Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC

Documento com validade em todo o território nacional será disponibilizado aos docentes no mês dos professores

Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil
Documento emitido pelo MEC dará aos professores descontos em eventos culturais  • Freepik
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O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (1º) que a entrega da CNBD (Carteira Nacional de Docente no Brasil) ocorrerá a partir de outubro, mês em que é comemorado o Dia do Professor (15).

Camilo Santana comemorou a aprovação em regime de urgência, pela Câmara dos Deputados, no último dia 19, do Projeto de Lei (PL) 41/2025, que autoriza a criação do documento, com validade em todo o território nacional. “Com a aprovação da Carteira Nacional de Docente no Brasil, o Congresso Nacional reconhece a profissão mais importante da nação, que forma os médicos, advogados e todos os outros profissionais do nosso país”, destacou o ministro, em vídeo publicado nas suas redes sociais.

O projeto de lei aguarda sanção presidencial e deve ser assinado em 15 de outubro, de acordo com Camilo Santana.

Vantagens

O novo documento, emitido pelo MEC (Ministério da Educação), dará aos professores descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows.

O ministro adiantou que cada profissional com a Carteira Nacional de Docente no Brasil terá acesso a um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem pagamento de anuidade.

Camilo Santana destacou também que a carteira dará ao professor o direito de aproveitar o desconto de 15% nas tarifas de diárias de hotéis, a partir da parceria firmada entre a pasta e a ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).

Cadastro

A Carteira Nacional de Docente no Brasil é um documento de identificação destinado, exclusivamente, aos professores da educação pública e privada nas esferas federal, estadual e municipal.

Para a emissão da carteira, o professor deve preencher seu cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil. Os interessados já podem usar a conta da plataforma Gov.br com CPF e senha cadastrados.

O site do programa avisa que as informações serão verificadas por meio das bases de dados do governo federal, como os registrados na Receita Federal do Brasil, e do cadastro do Censo Escolar.

Ao se cadastrar, o professor deverá indicar o tipo de vínculo de docência, além do município e da unidade da federação onde atua. O prazo de emissão da nova carteira dependerá da disponibilidade dessas informações.

Pelo projeto de lei aprovado no Congresso, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem informar os dados necessários para a manutenção e a atualização da base de dados de profissionais da educação.

 

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Agência BrasilVer original