Como a IA ajudou estudantes a aprenderem inglês através da música
Escola em Goiás vê participação recorde de alunos após adotar plataforma que usa música para aprender inglês

Em busca de metodologias que acompanhem as necessidades das novas gerações, a escola bilíngue Winsford, em Goiânia (GO), adotou de forma permanente a Singit, plataforma que ensina inglês através da música.
Desde junho, a iniciativa com as turmas do 6º e 7º anos resultou em maior participação dos alunos, reforço no aprendizado e conexão emocional com a língua inglesa.
Hoje, a plataforma é parte consolidada da rotina pedagógica da Winsford e amplia, de forma significativa, as possibilidades de ensino.
Pedagogia finlandesa
A escola adota um modelo pedagógico integrado com os currículos brasileiro e britânico, inspirado nas práticas educacionais da Finlândia. Tanto os professores quanto a equipe gestora da escola recebem formação em pedagogia finlandesa, com o objetivo de estimular a criatividade e o potencial de cada criança.
Localizada em Goiânia, capital que ocupa o primeiro lugar no IDEB 2024 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a instituição de ensino faz parte de um cenário educacional que vêm colhendo bons resultados a partir de investimentos públicos e privados em reformas de escolas, valorização de docentes, implantação de laboratórios makers e ampliação da rede municipal de ensino.
Método da plataforma
Para a implementação da plataforma, foram incluídas 600 aulas alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), cada uma focada no aprendizado de uma música específica.
Nessas aulas, os alunos exploram não apenas a letra, mas também o significado de cada palavra, a pronúncia correta e os principais pontos gramaticais. O projeto contou ainda com dois treinamentos específicos para os professores da Winsford e a criação de uma trilha estruturada de aprendizado, para que os alunos também pudessem praticar em casa.
Aprendizagem através da música
Mais do que um recurso didático, a música atua como um elo afetivo e cognitivo, capaz de prender a atenção dos alunos, manter o engajamento ao longo das aulas e estimular a participação ativa em sala. Esse diferencial nas aulas de inglês tem tornado o processo de aprendizagem mais eficaz e disponibiliza mais de 5 milhões de músicas para serem usadas durante as aulas.
A Singit também possui uma inteligência artificial com aparência humana desenvolvida para a prática de conversação, que pode ser considerada como um “amigo virtual”. Com ele, as crianças podem treinar o inglês de forma segura e divertida, sem o receio de errar ou se sentirem julgadas, já que a IA está ali para apoiar e corrigir com empatia.
“O que mais me chamou a atenção na plataforma foi a combinação entre música e desenvolvimento linguístico de forma estruturada, lúdica e engajadora. A Singit oferece uma proposta alinhada com a abordagem imersiva que nós valorizamos na Winsford”, comentou Luciana Santos Pinheiros, diretora-geral da escola.
Somado à personalização das aulas e ao controle do conteúdo acessado pelos alunos, a ferramenta oferece relatórios de desempenho individualizado para facilitar o acompanhamento pedagógico e auxiliar em intervenções precisas, quando necessário.
O uso da Singit ainda contribuiu para os estudantes aprenderem a música que seria apresentada no coral da escola. Sammea Lira, professora de inglês da Winsford, conta que precisava ensinar os alunos a cantarem Somewhere Only We Know, do Keane, em apenas 15 dias. “Foi incrível porque as crianças, além de aprenderem a cantar, fizeram isso com muita rapidez, em apenas três dias”, relata.
Para documentar essa experiência, a Singit produziu um vídeo que mostra como a plataforma foi implementada no dia a dia da escola. O conteúdo registra momentos em sala de aula, o entusiasmo dos alunos e depoimentos dos professores sobre o impacto do método. “É um aplicativo muito legal que ajuda você a aprender o inglês e deixa a aula mais divertida”, comentou uma das alunas do 7º ano.
A Winsford foi uma das primeiras escolas no Brasil a implementar a Singit como parte do currículo, marcando o início da atuação nas unidades de ensino do país. A partir dessa experiência, a expectativa é expandir o uso da ferramenta para outras instituições, privadas e públicas, contribuindo para tornar o aprendizado de inglês mais acessível e conectado à realidade dos estudantes brasileiros.
A plataforma está disponível para usuários em português no Android e na Apple, para professores e alunos.


