CPS abre inscrições para curso sobre saúde mental voltado a educadores

Iniciativa busca promover um olhar mais amplo e humanizado sobre a questão da saúde mental entre profissionais da educação

André Nicolau, colaboração para a CNN Brasil, São Paulo
Curso debate desafios do cotidiano e temas como ansiedade e autocuidado  • Freepik
Compartilhar matéria

A questão da saúde mental entre profissionais da educação é um desafio urgente, que afeta a vida de milhões de professores em todo o país. Sobrecarga de trabalho, falta de reconhecimento e um ambiente escolar hostil são algumas das razões que levam educadores a quadros de esgotamento profissional.

Pesquisa realizada pela revista Nova Escola, em 2022, mostra que 21,5% dos professores brasileiros avaliam sua saúde mental como ruim ou muito ruim.  

Com o intuito de estabelecer uma nova cultura sobre saúde mental no ambiente escolar, o (CPS) Centro Paula Souza está com inscrições abertas para a primeira formação do Projeto Ame sua Mente na Escola.

A iniciativa busca trabalhar a prevenção dos transtornos mentais e a redução de questões relacionadas ao processo de aprendizagem.

Realizada em parceria com o Instituto Ame sua Mente, a formação ocorrerá a distância, em formato on-line, com duração de 36 horas divididas em oito módulos. Educadores de Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia estaduais), além de servidores administrativos e gestores das unidades de ensino e da Administração Central do CPS, podem se inscrever até 22 de agosto pelo Portal do Participante.

Promoção de saúde mental

Segundo Cristiane Alves de Freitas Teixeira, superintendente de Inclusão e Acessibilidade do CPS, a iniciativa busca promover um olhar mais amplo e humanizado sobre o tema. “A proposta é orientar nossos educadores para lidar com problemas relacionados à saúde mental no contexto escolar, ajudando na resolução de problemas mais leves dentro da própria escola. Isso contribui para impactar positivamente a trajetória do estudante e criar uma comunidade escolar engajada e acolhedora, respeitando suas singularidades”, explica.

Durante o curso, professores e gestores escolares terão a oportunidade de debater desafios do cotidiano e temas como ansiedade e autocuidado. O conteúdo programático está dividido nos seguintes módulos:

  • Saúde mental
  • Transtornos de ansiedade
  • Transtornos do humor
  • Comportamentos disruptivos na escola: transtorno de oposição desafiante e transtorno de conduta
  • Desafios do cotidiano escolar: consumo de drogas
  • TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)
  • Saúde mental na escola – Protocolos de Encaminhamento
  • Saúde mental na escola – Autocuidado

A formação contará ainda com dois encontros ao vivo, transmitidos pela internet, com o psiquiatra e neurocientista Rodrigo Bressan, presidente do Instituto Ame sua Mente. Os participantes receberão certificados.