Enem 2024: MEC destaca aumento de candidatos concluintes do ensino médio público
Primeiro dia de provas chegou ao fim às 19h deste domingo (3)
Após o fim do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o aumento do número de candidatos concluintes do ensino médio da rede pública de educação nas provas deste ano.
Em diversos estados, a porcentagem de inscritos que terminou o ensino médio em escola pública no mesmo ano da aplicação da prova quase dobrou em relação aos números de 2023.
No ano passado, foram 1,18 milhão de inscritos concluintes do ensino médio na rede pública, o equivalente a 58% dos alunos que estavam se formando em 2023.
Neste ano, o número passou para 1,66 milhão, representando 94% dos alunos formandos na rede pública.
Camilo Santana disse que o aumento ocorreu “não só pelo esforço dos estados, mas também [por] um efeito forte do Programa Pé-de-meia“.
O programa paga por ano dez parcelas de R$ 200 para estudantes de baixa renda que não deixaram o ensino médio e conta com um adicional de R$ 200 pela participação no Enem.
De acordo com o MEC, houve um aumento de 27% de inscrições confirmadas no Enem neste ano, em comparação com 2022. A edição de 2024 do Enem tem 4,325 milhões de inscritos confirmados.
Abstenção
Segundo o ministro da Educação, a abstenção no primeiro dia de provas do Enem 2024 foi de 26,6%, uma queda em relação a 2023, quando 28,1% dos inscritos faltaram.
Como foi o primeiro dia de Enem
No último domingo (3), o tema da redação tratou da herança africana no Brasil, o que, logo após a divulgação, repercutiu nas redes sociais e foi apontado por professores ouvidos pela CNN como acessível e necessário.
As provas de linguagens e ciências humanas foram marcadas por longos textos e questões raciais e identitárias. Outros destaques presentes nas avaliações foram menção a Rita Lee, esportes, fake news e memes, além da COP e os desafios climáticos que o Brasil enfrenta.
CNN divulga gabaritos extraoficiais
Apesar dos gabaritos oficiais só terem previsão de divulgação para o dia 20 de novembro, a CNN já divulgou gabaritos extraoficiais das prova realizadas no dia 3 de novembro, a partir da correção de uma equipe de professores do SAS Educação. Além disso, é possível conferir um dos cadernos de provas na íntegra.
Os gabaritos extraoficiais das provas de ciências da natureza e matemática, que ocorrem no dia 10 de novembro, também estarão disponíveis no site da CNN após o fim da aplicação do Enem.
Ceará lidera lista de estados com mais alunos inscritos no Enem