Enem 2024: questão de física pode ser anulada, apontam professores
Questão sobre cafeteira elétrica traz situação fisicamente impossível, segundo professores consultados pela CNN
Uma questão de física do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) causou polêmica neste domingo (10). Professores de física do Curso Anglo, do Elite Rede de Ensino e do SAS Educação apontaram que a questão 124 da prova verde pode ser anulada.
A questão traz como contexto uma cafeteira elétrica de 700 W de potência que ferveu meio litro de água em três minutos. O aluno precisava calcular a eficiência energética do objeto. Veja a questão:

A equipe de física do Curso Anglo comentou que existe uma falha conceitual. "Quando você calcula a potência da cafeteira com os dados do enunciado, a gente encontra um valor de 933 W. Esse valor é acima da potência total fornecida pelo enunciado da cafeteira de 700 W", o que seria fisicamente impossível.
O professor Bruno Sá, do Elite Rede de Ensino, reforçou: "a potência da cafeteira (933 W aproximadamente) acaba possuindo um valor maior que a potência total/nominal fornecida (700 W), o que vai contrário aos conceitos físicos."
Idelfranio Moreira, gerente executivo de ensino e inovações do SAS Educação, afirmou que "o tempo que ele diz que a cafeteira funciona, não produziria, com essa potência, o aquecimento que é descrito". Por isso, os dados fornecidos são inconsistentes para calcular o que a questão pede.
Apesar desta questão, a prova de física foi dentro do padrão do Enem e trouxe temas atuais. O nível de dificuldade foi médio.
CNN tem gabarito extraoficial do Enem
A CNN divulgou os gabaritos extraoficiais deste segundo dia do Enem 2024. Confira:
A correção foi realizada pelo SAS Educação em parceira com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE).


