Enem 2024: questão de física pode ser anulada, apontam professores
Questão sobre cafeteira elétrica traz situação fisicamente impossível, segundo professores consultados pela CNN
- 1 de 10
Estudantes chegam na Universidade Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, para segundo e último dia do Enem 2024, neste domingo (10) • Leandro Chemalle/Thenews2/Estadão Conteúdo
- 2 de 10
Candidatos chegam para o segundo dia do Enem 2024 no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
- 3 de 10
Uma mãe acaricia sua filha antes dos portões fecharem no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
-
- 4 de 10
Estudante chega para o Enem 2024 no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
- 5 de 10
Candidatos chegam para o segundo dia do Enem 2024 no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
- 6 de 10
Candidatos chegam para o segundo dia do Enem 2024 no Distrito Federal
-
- 7 de 10
Estudantes se apressam para pegar os portões abertos da FMU Vila Nova Conceição, na zona sul da capital paulista, para segundo e último dia do Enem 2024 • Leandro Chemalle/Thenews2/Estadão Conteúdo
- 8 de 10
Estudantes chegam para segundo e último dia do 2024, na FMU Liberdade, região central de São Paulo • Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo
- 9 de 10
Estudantes chegam para segundo e último dia de aplicação do Enem 2024, na FMU Liberdade, região central de São Paulo • Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo
-
- 10 de 10
Estudantes no segundo dia do Enem na UNIP Vergueiro em São Paulo • Paulo Pinto/Agência Brasil
Uma questão de física do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) causou polêmica neste domingo (10). Professores de física do Curso Anglo, do Elite Rede de Ensino e do SAS Educação apontaram que a questão 124 da prova verde pode ser anulada.
A questão traz como contexto uma cafeteira elétrica de 700 W de potência que ferveu meio litro de água em três minutos. O aluno precisava calcular a eficiência energética do objeto. Veja a questão:
A equipe de física do Curso Anglo comentou que existe uma falha conceitual. “Quando você calcula a potência da cafeteira com os dados do enunciado, a gente encontra um valor de 933 W. Esse valor é acima da potência total fornecida pelo enunciado da cafeteira de 700 W”, o que seria fisicamente impossível.
O professor Bruno Sá, do Elite Rede de Ensino, reforçou: “a potência da cafeteira (933 W aproximadamente) acaba possuindo um valor maior que a potência total/nominal fornecida (700 W), o que vai contrário aos conceitos físicos.”
Idelfranio Moreira, gerente executivo de ensino e inovações do SAS Educação, afirmou que “o tempo que ele diz que a cafeteira funciona, não produziria, com essa potência, o aquecimento que é descrito”. Por isso, os dados fornecidos são inconsistentes para calcular o que a questão pede.
Apesar desta questão, a prova de física foi dentro do padrão do Enem e trouxe temas atuais. O nível de dificuldade foi médio.
CNN tem gabarito extraoficial do Enem
A CNN divulgou os gabaritos extraoficiais deste segundo dia do Enem 2024. Confira:
A correção foi realizada pelo SAS Educação em parceira com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE).