Enem 2024: veja 5 dicas para memorizar os estudos
A CNN reuniu as melhores técnicas para ajudar na memorização das matérias
A preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares exige a memorização de vários conteúdos. Por exemplo, você se lembra da fórmula de Bhaskara? E das regras de gramática da língua portuguesa?
Existem técnicas que podem ajudar os estudantes na missão de lembrar o conteúdo estudado. A CNN reuniu as cinco melhores dicas de memorização:
- Link system
Se você pretende decorar uma lista, o link system pode te ajudar.
Esse método consiste em fazer associações para se lembrar de uma sequência. Por exemplo, você decora o primeiro item de uma lista de compras e, a partir do primeiro, você cria uma associação para se lembrar do segundo, e assim por diante.
Fazer uma associação visual pode facilitar esse processo.
Segundo Pedro Loos, do canal Ciência Todo Dia, essa foi a técnica utilizada por Maike Anthony, brasileiro que entrou para o Guinness por recitar 10.122 casas decimais do número de Euler, uma constante matemática.
- Espaçamento e revisões periódicas
Outra técnica é espaçar o estudo de um conteúdo ao longo de vários dias.
“A repetição espaçada favorece as conexões cerebrais, tornando a memorização mais duradoura”, recomendou Natália Reinecke, do canal Anatomia e etc. Por isso, é importante criar um cronograma de revisões regulares para consolidar o aprendizado.
- Utilizar técnicas de visualização
A especialista também contou que o cérebro tem boa capacidade de se lembrar de imagens e cores. É por esse motivo que os mapas mentais com desenhos e cores ajudam os estudantes, por estimular a memória visual.
- Praticar a recuperação ativa
Segundo a criadora de conteúdo, outro método de memorização é tentar se lembrar de uma informação aprendida sem olhar para a anotação.
“Isso pode ser feito com flash card, resolução de questões ou explicando o conteúdo em voz alta para alguém”, comentou.
- Dormir bem, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos
Pode parecer muito simples, mas a recomendação de dormir bem – entre 7h e 8h por noite –, ter uma alimentação saudável e fazer atividade física é consenso entre especialistas, pois garante o bom funcionamento do cérebro.
Reinecke ainda aconselhou incluir alimentos como peixes ricos em ômega 3, frutas, vegetais e grãos integrais na dieta.