Enem 2025: 7 dicas de ouro para uma nota mil na redação
Educador dá sugestões para aplicar estratégias que unam conteúdo, estrutura e criatividade

Sonhar com a nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é comum, mas transformar esse desejo em realidade exige técnica e planejamento.
Com as datas das provas se aproximando, é o momento ideal para aprimorar suas habilidades de escrita e entender o que os corretores da prova realmente esperam de você.
“Para atingir o melhor desempenho possível, é essencial entender as exigências da banca e aplicar estratégias que unam conteúdo, estrutura e criatividade”, avisa Victor Callari, coordenador geral do Ensino Médio na Escola Villare, em São Caetano do Sul (SP). A Villare é a número 1 do Enem na região do ABC Paulista.
O educador preparou uma lista com 7 dicas de ouro, baseadas em análises de redações de sucesso, para que os candidatos possam aprimorar seus textos e chegar à pontuação máxima. Confira:
1. Tenha clareza dos critérios avaliativos
É fundamental conhecer profundamente os critérios utilizados para avaliar cada uma das cinco competências que são avaliadas na redação. Isso lhe dará segurança e permitirá identificar os pontos que precisam de melhora.
2. Compreenda a proposta e o tema
Leia com muita atenção o enunciado e os textos de apoio disponibilizados na prova. Elabore seu plano de dissertação antes de iniciar a escrita e tenha a certeza de que não irá fugir do tema ou tangenciá-lo, uma vez que isso poderá resultar em forte redução da nota.
3. Use repertório sociocultural produtivo
Filmes, livros, dados históricos, obras de arte e acontecimentos recentes são ótimos recursos, desde que estejam relacionados ao tema e sejam corretamente contextualizados. Isso demonstra domínio de diferentes áreas do conhecimento e capacidade de articulação do pensamento. Evite utilizar “citações coringa”, isto é, aquelas citações famosas que são aproveitadas por estudantes independentemente do tema que está sendo desenvolvido.
4. Seja claro e objetivo
Evite períodos excessivamente longos ou frases com muitos desvios. Clareza e coerência são essenciais para manter o foco do leitor e facilitar a avaliação.
5. Atenção com a coesão e a progressão textual
Utilize conectivos e articuladores adequados, como “além disso”, “portanto” e “por outro lado”, para guiar o leitor pela linha de raciocínio escolhida. Estruture suas ideias previamente e mantenha um encadeamento que faça sentido para o avaliador.
6. Apresente proposta de intervenção completa
Uma boa proposta de intervenção deve, necessariamente, apresentar uma solução para o problema discutido e analisado ao longo do texto. Essa solução deve considerar “quem realizará a ação”, “o que deve ser feito”, “como será executada” e justificar sua realização. Esse detalhamento poderá ajudar a garantir a pontuação máxima na competência 5.
7. Revise antes de entregar
Reserve alguns minutos para corrigir possíveis erros gramaticais, ortográficos e de pontuação. Uma boa revisão pode evitar perdas significativas de pontos. Escrever bem no Enem exige treino constante e muita dedicação.