Enem 2025: veja onde haverá transporte gratuito em São Paulo

Prefeituras e governos estaduais liberam ônibus, metrô e trem para candidatos do Exame Nacional nos dias 9 e 16 de novembro em SP, Guarulhos e São Bernardo

Tatiana Cavalcanti, colaboração para a CNN Brasil
ônibus circula na região do Pateo do Colégio em São Paulo
Governos liberam meio de transporte para estudantes fazerem o Enem neste domingo (9)  • Elisa Rodrigues/Arquivo SPTans
Compartilhar matéria

Estudantes que farão as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 neste domingo (9) contarão com transporte público gratuito em diversas cidades brasileiras. A medida, anunciada por prefeituras e governo estadual em São Paulo, visa facilitar o deslocamento dos candidatos aos locais de prova.

O MEC (Ministério da Educação) reforça a importância do planejamento para os dias de prova. Em postagem nas redes sociais, o órgão orienta os candidatos a utilizarem aplicativos de mapas e rotas para simular o trajeto até o local do exame, calculando o tempo de deslocamento e prevenindo imprevistos.

Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h (horário de Brasília), exigindo organização para evitar atrasos. A prova terá início às 13h30 e terá 5 horas e meia de duração.

 

Na capital paulista, a Prefeitura de São Paulo mantém o benefício do Domingão Tarifa Zero. Todos os candidatos poderão utilizar os ônibus municipais gratuitamente durante todo o dia, da 0h às 23h59, nos dois domingos de prova.

A SPTrans e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte recomendam que os estudantes planejem seus trajetos com antecedência para evitar imprevistos. Para isso, o site da SPTrans oferece uma ferramenta de consulta de trajeto; é necessário selecionar a opção "Domingo" para obter informações sobre os horários e linhas válidas para o dia da prova. Serão 4,9 mil ônibus circulando para atender à demanda.

O Governo do Estado de São Paulo também garantiu gratuidade no transporte metropolitano e intermunicipal. A medida abrange as linhas da CPTM, do Metrô, das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, além dos ônibus intermunicipais em todas as regiões metropolitanas do estado de São Paulo.

A gratuidade será válida em ambas as datas, 9 e 16 de novembro, no período das 9h às 21h, sem a necessidade de apresentação de comprovante de escolaridade ou qualquer outra documentação.

Para assegurar a fluidez, as linhas de metrô e trens metropolitanos terão monitoramento da demanda, com trens reservas de prontidão e reforço no quadro de funcionários para orientação. Aos que optarem por ir de bicicleta, o embarque é permitido aos sábados, domingos e feriados, no último carro do trem, com limite de quatro bicicletas por viagem.

Alterações no trânsito

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo preparou uma operação de trânsito para a data, com o objetivo de garantir a fluidez e a segurança dos estudantes. O elevado Presidente João Goulart, conhecido como Minhocão, estará liberado ao tráfego de veículos das 7h às 14h neste domingo, visando melhorar a acessibilidade entre as zonas leste e oeste da capital.

O programa Ruas Abertas, que transforma a avenida Paulista e o bairro da Liberdade em áreas de lazer, estará suspenso, permitindo o tráfego de veículos para facilitar o acesso aos locais de prova.

As ciclofaixas de lazer também não funcionarão neste domingo (9), para otimizar o deslocamento dos candidatos. A operação da CET envolve o monitoramento dos principais corredores da cidade, com equipes focadas na orientação de pedestres, fiscalização de áreas de embarque e desembarque, e agilização na remoção de interferências na via.

Guarulhos

Na cidade de Guarulhos, a prefeitura confirmou a gratuidade do transporte público por ônibus nos dias 9 e 16 de novembro. Para usufruir do benefício, os estudantes deverão apresentar ao motorista do coletivo o comprovante de inscrição no Enem, juntamente com um documento oficial com foto.

O benefício é individual e exclusivo para o candidato inscrito no exame, válido apenas nas linhas municipais. Os demais passageiros que não realizam o Enem pagarão a tarifa normalmente.

São Bernardo do Campo

Em São Bernardo do Campo, o pacote de ações "Tamo Junto no Enem" oferece passe livre (ida e volta) nos ônibus municipais para os estudantes nos dias 9 e 16 de novembro.

Para ter acesso à gratuidade, que valerá das 8h às 20h, é obrigatória a apresentação do Cartão Legal do Estudante. Aqueles que ainda não possuem o cartão podem realizar o cadastro online pelo site, na aba Cartão Escolar, e seguir todas as orientações.

Além do transporte, a iniciativa oferece pontos de apoio estratégicos próximos a quatro unidades de ensino (Universidade Federal do ABC, Escola Estadual João Ramalho, Universidade Metodista de São Paulo e Faculdade de Direito de São Bernardo), onde serão distribuídos mil kits com água, caneta adequada para o exame e barra de cereal. Haverá também psicólogos e massagem à disposição dos candidatos.

A segurança será reforçada com agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da PM (Polícia Militar) intensificando as rondas, e equipes da Prefeitura realizarão fiscalização para coibir barulho excessivo no entorno dos locais de prova, para a tranquilidade dos candidatos.

Outras cidades

A iniciativa de oferecer transporte gratuito não se restringe a essas cidades. Outras cinco cidades também oferecerão transporte gratuito para o Enem: Santo André, Mogi das Cruzes, Osasco, Bertioga e Itaquaquecetuba.

A recomendação geral é que os estudantes consultem as informações específicas de suas cidades com antecedência.

SERVIÇO:

Planeje sua viagem para o Enem e evite imprevistos:

São Paulo, capital - Ônibus:

  • Gratuidade: domingão Tarifa Zero em todas as linhas de ônibus municipais, das 0h às 23h59, nos dias 9 e 16 de novembro
  • Como planejar: acesse sptrans.com.br, clique em "Planeje sua viagem" no menu e, em seguida, na opção "Por trajeto". Preencha seu endereço de partida e o local de sua prova como destino, selecionando "Domingo" no campo "Dia" para obter as informações corretas
  • Trânsito: o Minhocão (elevado Presidente João Goulart) estará liberado ao tráfego de veículos das 7h às 14h. O Programa Ruas Abertas (avenida Paulista e Liberdade) e as ciclofaixas de lazer estarão suspensos
  • Informações: para dúvidas sobre o trânsito, ocorrências ou sugestões, o canal SP156 está disponível 24 horas por dia

São Paulo - metrô, trem e ônibus Intermunicipais:

  • Gratuidade: válida para as linhas da CPTM, do Metrô, das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, além dos ônibus intermunicipais em todas as regiões metropolitanas do estado
  • Horário: das 9h às 21h, nos dias 9 e 16 de novembro
  • Requisito: não é necessário apresentar comprovante de escolaridade ou qualquer outra documentação
  • Bicicletas: passageiros podem embarcar com suas bicicletas (tamanho convencional) no último carro do trem, no limite de quatro bicicletas por viagem, aos sábados, domingos e feriados

Guarulho:

  • Gratuidade: transporte público por ônibus municipal nos dias 9 e 16 de novembro
  • Requisito: é obrigatório apresentar ao motorista do coletivo o comprovante de inscrição no Enem e um documento oficial com foto. O benefício é individual e exclusivo para o candidato

São Bernardo do Campo:

  • Gratuidade: passe livre (ida e volta) nos ônibus municipais, das 8h às 20h, nos dias 9 e 16 de novembro
  • Requisito: é obrigatória a apresentação do Cartão Legal do Estudante. Caso não o possua, o cadastro pode ser feito online pelo site, na aba "Cartão Escolar"
  • Pontos de apoio: serão montados em locais estratégicos próximos à UFABC, Escola Estadual João Ramalho, Universidade Metodista e Faculdade de Direito de São Bernardo, oferecendo kits, psicólogos e massagem
  • Segurança: reforço da GCM e PM, com fiscalização para controle de ruído no entorno das escolas