Enem 2025: veja passo a passo da inscrição
Procedimento deverá ser feito pela Página do Participante até o dia 6 de junho
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, nesta segunda-feira (26), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
O procedimento deve ser feito pela Página do Participante até o dia 6 de junho. No caso dos candidatos que não foram contemplados com a isenção, será necessário pagar uma taxa de R$ 85.
A inscrição, por sua vez, pode ser feita a partir do cadastro que consta na plataforma gov.br. Outra opção é informar os dados manualmente pela própria Página do Participante.
Veja passo a passo da inscrição pela Página do Participante
Candidatos que estão cursando ou concluíram o ensino médio
O primeiro passo é resolver um desafio. Em seguida, é preciso informar o CPF e a data de nascimento. O botão "iniciar a inscrição" aparecerá para o usuário.

Após selecioná-lo, o candidato deve informar dados como o nome do pai, cor/raça, estado civil e nacionalidade. Depois, é preciso preencher a cidade e estado de nascimento, o CEP e endereço.
A etapa seguinte permite que o candidato, caso seja deficiente ou necessite de condições especiais, informe se precisará de recursos de acessibilidade para realizar as provas.

Na sequência, o participante pode confirmar o seu nome social, caso o tenha. O tratamento é exclusivo para pessoas travestis, transexuais ou transgêneros.

Então, o candidato deve informar se deseja realizar a prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol.

Na próxima página, o participante deve informar se concluiu, ou não, o ensino médio. No caso dos que vão concluir o ensino básico em 2025, é necessário informar se a realização está sendo em uma escola pública ou privada.
Já no caso dos estudantes que concluíram o ensino básico, é preciso selecionar o ano de conclusão.
Em ambos os casos, o candidato deve informar se está cursando, ou cursou, o ensino médio na modalidade regular, na educação especial (modalidade substitutiva), ou pela educação de jovens e adultos.

Na etapa seguinte, é necessário escolher a cidade e estado de realização das provas do Enem. Será possível alterar os municípios até o dia 6 de junho, que é quando se encerram as inscrições.

É previsto um questionário socioeconômico com 23 perguntas. Após o término do preenchimento, é preciso informar o número de um telefone fixo, celular e e-mail.
Por fim, o candidato, se desejar, pode anexar uma foto. Depois dessa etapa, é possível confirmar a inscrição e pagar a taxa de R$ 85, caso o candidato não tenha sido contemplado com a isenção.
Retomada da certificação
O Enem 2025 retomou a certificação para os candidatos que não concluíram o ensino médio no tempo regular e nem estão frequentando as aulas.
Para tentar o diploma, será necessário informar, durante o preenchimento das informações referentes ao ensino médio, a opção "não estou cursando e não concluí o ensino médio". É preciso assinalar a opção de que a nota deverá ser utilizada para o certificado de conclusão.

Segundo o MEC, o diploma será emitido nos casos em que o candidato:
- Alcance a pontuação mínima em cada área do conhecimento (igual ou maior a 450 pontos), conforme o padrão de desempenho básico definido pelo Inep;
- Alcance pelo menos 500 pontos na redação;
- Tenha no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame.
Outra opção é a declaração parcial de proficiência, emitida para candidatos que não atingiram a pontuação mínima em todas as áreas.
Treineiros
Quem não concluiu o ensino médio, e não vai concluí-lo em 2025, poderá realizar o Enem 2025 na condição de treineiro.
Na Página do Participante, na aba referente ao ensino médio o participante deve assinalar a opção "estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano".
Além disso, ele deverá assinalar que está ciente que a nota será destinada exclusivamente para fins de autoavaliação de conhecimentos.
O resultado será divulgado 60 dias depois dos candidatos que concluíram ou estão no último ano do ensino básico.

Cronograma do Enem 2025
- Inscrições: 26 de maio a 6 de junho
- Aplicação das provas de linguagens, ciências humanas e redação: 9 de novembro
- Aplicação das provas de matemática e ciências da natureza: 16 de novembro
- Aplicação em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro