Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Enem: dormir pode ser tão importante quanto estudar

    O sono é o momento em que o cérebro processa e organiza as informações estudadas ao longo do dia

    Mirella Cordeirocolaboração para a CNN*

    Conforme o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares se aproximam, é comum que os estudantes abram mão de horas de sono para estudar. Mas será que essa é uma boa troca?

    Segundo o professor Paulo Jubilut, da plataforma Aprova Total, o sono é o momento em que o cérebro processa e organiza as informações estudadas ao longo do dia. Ou seja, dormir é tão importante quanto estudar.

    “Durante as fases mais profundas do sono, ocorre a consolidação da memória, processo que permite que o conteúdo seja fixado de forma eficaz”, disse Jubilut.

    “Sem esse descanso adequado, o estudante pode sentir dificuldades em lembrar do que estudou, além de sofrer com a falta de concentração, prejudicando a performance nas provas”.

    Em geral, adolescentes precisam dormir de 8h a 10h por noite. Dormir menos do que o ideal pode afetar o humor e a saúde mental das pessoas, incluindo o aumento de sensação de ansiedade. Tudo o que os estudantes não precisam!

    Veja algumas dicas para garantir uma boa noite de sono:

    1. Evitar o uso de telas antes de dormir;
    2. Manter rotina de horários no final de semana;
    3. Evite cafeína e comidas muito pesadas a partir do meio da tarde.

    CNN divulga gabaritos extraoficiais

    Assim como no primeiro dia de provas, a CNN vai disponibilizar os gabaritos extraoficiais do Enem no domingo (10) ao término do exame. A correção é de uma equipe de professores do SAS Educação.

    Também é possível conferir os cadernos do primeiro dia na íntegra.

    Já os gabaritos oficiais estão previstos para sair no dia 20 de novembro. O resultado final, com as notas individuais de cada participante, incluindo a pontuação da redação, estará disponível no site do Inep dia 13 de janeiro de 2025.

    *Com informações de Sandee LaMotte, da CNN.

    Enem: quais documentos levar para a prova?

    Tópicos