Enem dos Concursos: quais documentos são aceitos no dia da prova?
Exame voltado à promoção de oportunidades no serviço público acontece neste domingo (5) em 228 cidades

O CNU (Concurso Público Nacional Unificado), conhecido como 'Enem dos Concursos', acontece neste domingo, 5 de outubro, em 1.294 locais de prova espalhados pelo país.
São esperados 760 mil candidatos disputando 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal. Os candidatos devem estar atentos ao cronograma e aos documentos obrigatórios para a realização das provas.
Enem dos Concursos: quais documentos são aceitos no dia da prova?
Segundo as regras contidas no edital, a apresentação de um documento oficial com foto é obrigatória.
Serão aceitos:
- Documentos físicos: Carteiras expedidas por Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, órgãos fiscalizadores de exercício profissional (OAB, CRM, etc.), passaporte brasileiro, certificado de reservista, carteiras funcionais que valham como identidade (por lei federal), carteira de trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
- Documentos digitais: Somente serão aceitos se apresentados nos aplicativos oficiais com login GOV.BR (como e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital, se disponível pelo estado emissor).
Importante: Não serão aceitos prints, PDFs, fotos ou cópias de documentos, nem documentos sem foto, certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante, identidades infantis ou documentos danificados/ilegíveis.
Para a realização da prova e preenchimento do cartão de respostas, o candidato deve levar caneta de tinta preta ou azul em material transparente.
Cartão de confirmação
Embora não seja obrigatório, a organização do certame recomenda que o candidato leve o cartão de confirmação impresso.
O documento contém o endereço completo do local de prova, horário de apresentação, número de inscrição e informações adicionais (como atendimento especializado, se solicitado), facilitando a localização.
Etapas do concurso
A primeira fase, realizada neste domingo (5), será composta por 90 perguntas de múltipla escolha para o nível superior e 68 para o nível intermediário.
Os candidatos habilitados na primeira etapa serão convocados para a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro.
Outras datas importantes do cronograma:
- Divulgação do resultado das provas objetivas e convocação para a discursiva: 12 de novembro
- Verificação de cotas: 30 de novembro a 8 de dezembro
- Resultado final previsto: 30 de janeiro de 2026