Federal de Minas Gerais atrai 45 mil candidatos em "vestibular paralelo"

Candidatos da etapa 1 do Seriado UFMG são predominantemente jovens, mulheres e residentes do estado mineiro; essa é uma nova modalidade de ingresso na UFMG

Tatiana Cavalcanti, colaboração para a CNN Brasil
Fachada da UFMG
UFMG oferece nova modalidade de ingresso na universidade  • Foca Lisboa/UFMG
Compartilhar matéria

A Etapa 1 do Seriado UFMG, nova modalidade de vestibular que possibilita a entrada na Universidade Federal de Minas Gerais em 2028, teve mais de 45,5 mil inscritos. Essa iniciativa visa oferecer uma alternativa adicional para os estudantes que buscam acesso ao ensino superior.

“Esse volume de participação comprova o interesse dos estudantes do ensino médio, predominantemente de Minas Gerais, em contar com uma segunda alternativa para seu ingresso na UFMG”, afirma a reitora da universidade, Sandra Goulart Almeida.

O perfil dos candidatos é predominantemente jovem e feminino, com 64,69% das inscrições feitas por mulheres. Mais de 40 mil participantes têm até 17 anos.

As provas do ciclo 2025-2027 ocorrerão em 14 de dezembro, avaliando apenas os conteúdos da primeira série do ensino médio. Mais de 20 universidades brasileiras, tanto federais quanto estaduais, já adotam processos seletivos similares.

O processo seletivo continuará nos anos seguintes com etapas correspondentes à 2ª e 3ª série, agendadas para 2026 e 2027, respectivamente. Ao final do ciclo, os aprovados ingressarão na UFMG em 2028.

O Seriado UFMG, responsável por 30% das vagas iniciais em 94 cursos de graduação, vai coexistir com o vestibular, que utiliza as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Esse teste também vale para outros processos seletivos da universidade, como o vestibular para habilidades (voltado a formações artísticas), Fiei (Formação Intercultural para Educadores Indígenas),  Lecampo (Licenciaturas em Educação do Campo) e em Letras-Libras.

Perfil dos inscritos

Dos inscritos, 53,2% são oriundos de escolas privadas, enquanto 46,8% vêm de instituições públicas, com destaque para a presença de 21,2 mil estudantes de escolas públicas no processo.

“Isso comprova que o Seriado UFMG foi bem recebido pela comunidade escolar”, afirmou Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de graduação.

A expectativa é que o caráter contínuo do Seriado, que avaliará os alunos ao longo de três anos, contribua para o planejamento dos estudos e facilite o ingresso na UFMG a partir do ano letivo de 2028.

As provas serão realizadas em Belo Horizonte, Montes Claros, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.