Fuvest, Unicamp e Unesp: qual vestibular é o mais difícil?

Estudo do SAS Educação analisou conteúdos cobrados em várias edições e traçou o perfil de cada um dele

Heloísa Noronha, colaboração para a CNN Brasil
Levantamento da plataforma pode ajudar no direcionamento dos estudos dos vestibulandos  • Freepik
Compartilhar matéria

O SAS Educação lançou recentemente um estudo completo sobre os principais vestibulares de São Paulo – Fuvest, Unicamp e Unesp – com análises das provas aplicadas nos últimos 15 a 20 anos. 

Para os vestibulandos que querem saber qual dos vestibulares é o mais difícil, o levantamento pode ser uma ferramenta importante para apontar caminhos - já que não existe uma resposta fechada, mas sim insights sobre padrões e tendências que ajudam a entender o perfil de cada exame.  

As informações do SAS Educação podem ajudar a direcionar os estudos com foco nos conteúdos mais cobrados ou com maior incidência nas últimas edições dos vestibulares da Fuvest, da Unicamp e da Unesp. 

Confira alguns dados comparativos: 

FUVEST 

Período analisado: provas entre 2007 e 2024. 

Perfil: vestibular conteudista e aprofundado. 

  • Geometria plana é o conteúdo mais recorrente em Matemática (14,3%).
  • DNA e bioquímica são temas-chave em Biologia, representando, respectivamente, 4,6% e 4,07% das questões da disciplina nas provas do período analisado. Há uma valorização da genética e da compreensão molecular dos processos biológicos no vestibular da Universidade de São Paulo (USP), especialmente nas provas voltadas a cursos da área de saúde. 
  • Em História, o destaque vai para o tópico Brasil Colônia, que representa 10,32% das questões da área entre 2007 e 2024. 
  • Há presença consistente de literatura brasileira e realismo nas questões de Português, somando mais de 7% do total. Esses conteúdos mantiveram alta incidência ao longo do período analisado, demonstrando que a Fuvest valoriza a formação humanística tradicional, com foco em interpretação textual, cultura geral e repertório histórico-literário sólido. 

UNICAMP 

Período analisado: provas entre 2011 e 2024. 

Perfil: vestibular que valoriza a interdisciplinaridade e o pensamento crítico, com provas voltadas para estudantes analíticos e conectados com o presente. 

UNESP 

Período analisado: provas entre 2001 e 2024.

Perfil: vestibular prático e direto, com foco em aplicação de conceitos. 

  • Proporcionalidade é disparado o tema mais cobrado em Matemática (35,9%), seguido por estatística (10,47%) e geometria plana (10,41%). A prova da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) privilegia habilidades ligadas à resolução de problemas práticos e cotidianos. 
  • Redação e segundas fases valorizam organização de pensamento. 
  • Distribuição equilibrada entre conteúdos, com incidência proporcional entre as grandes áreas: Matemática (28,7% das questões analisadas), Linguagens (25,5%), Ciências Humanas (22,1%) e Ciências da Natureza (23,7%). A distribuição indica uma prova balanceada, que valoriza múltiplas competências e reflete uma abordagem interdisciplinar alinhada ao currículo nacional. 

Plataforma também analisou provas do Enem 

SAS Educação também divulgou um estudo inédito que mapeou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2009 e 2024. Os 5 temas mais cobrados nesse período são competência leitora (Português), proporcionalidade direta e indireta (Matemática), estatística (Matemática), apreensão de sentido (Português) e geometria plana (Matemática).