Instituto Federal do Paraná abre inscrições para graduações gratuitas
Cursos gratuitos abrangem várias áreas do conhecimento e são distribuídos em diferentes campi e turnos

O IFPR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná) está com inscrições abertas para diversos cursos de graduação gratuitos, com início previsto para o primeiro semestre de 2026.
Ao todo, os cursos reúnem 2.166 vagas, distribuídas em formato de bacharelado e tecnologia, abrangem várias áreas do conhecimento e são distribuídos em diferentes campi e turnos. As inscrições já podem ser realizadas e o prazo final é 29 de setembro.
Para se candidatar, é necessário ter concluído o ensino médio. Os interessados podem acessar o edital e fazer a inscrição no site oficial do IFPR.
Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição?
Os candidatos interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição têm até o dia 15 de setembro para fazê-lo. Para ter direito à isenção, o candidato deve preencher um formulário no sistema e enviar a documentação comprobatória.
As isenções são destinadas a inscritos no CadÚnico (Cadastro Único dos Benefícios Sociais) ou a quem comprovar renda familiar mensal bruta de até um salário mínimo per capita e ter estudado integralmente em escola pública (do 1º ao 9º ano para cursos técnicos e todo o Ensino Médio para cursos superiores).
Cursos de Graduação (Licenciaturas)
Com inscrições gratuitas, os cursos de Licenciatura são presenciais, para concluintes do Ensino Médio, e oferecidos em 17 campi. A seleção inclui uma prova de redação on-line (eliminatória), marcada para 19 de outubro, e análise do desempenho escolar.
A distribuição de vagas segue a mesma proporção dos cursos técnicos subsequentes: 40% para ampla concorrência e 60% para candidatos de escolas públicas, com as mesmas reservas de cotas.
Cursos de Graduação (Bacharelados e Tecnologias)
Para bacharelados e tecnologias, as inscrições custam R$ 50 e também são destinadas a quem concluiu o Ensino Médio. Os cursos são oferecidos em 22 campi. A seleção, assim como nas licenciaturas, será por prova de redação on-line (eliminatória), em 19 de outubro, e análise do desempenho escolar.
A distribuição de vagas também segue o padrão de 40% para ampla concorrência e 60% para candidatos de escolas públicas, com as respectivas cotas.