Notas do Enem definem ingresso na USP; confira o peso de 10 cursos

Inscrições para o Sisu abrem nesta segunda (19); na USP, candidatos podem alterar opções de curso a partir desta terça (20)

Tatiana Cavalcanti, colaboração para a CNN Brasil
Praça do Relógio, na USP, e cadernos de questões do Enem
Nota do Enem pode ser utilizada para ingressar nos cursos de graduação na USP  • George Campos/USP Imagens e Angelo Miguel/MEC
Compartilhar matéria

Com a divulgação das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na última sexta-feira (16) e a abertura das inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) nesta segunda-feira (19), os estudantes voltam a atenção para o cálculo da pontuação final.

Na USP (Universidade de São Paulo), que oferece 1.500 vagas via sistema Enem-USP 2026, o processo de seleção possui regras próprias e não utiliza uma média aritmética simples.

Embora o período de inscrição para o Enem-USP tenha se encerrado em dezembro de 2025, os candidatos inscritos nesse processo seletivo específico têm uma etapa decisiva nesta semana.

Entre as 12h desta terça-feira (20) e as 12h de quarta-feira (21), será permitido alterar as opções de curso dentro da área do conhecimento escolhida no ato da inscrição, de acordo com a Fuvest, responsável pela aplicação das provas.

A estratégia depende diretamente do desempenho do candidato em áreas específicas, visto que cada unidade da USP atribui pesos distintos às provas do Enem.

A resolução que rege o processo seletivo estabelece que a nota final varia conforme a relevância da disciplina para a carreira pretendida.

Um candidato com nota alta em matemática terá vantagem competitiva na Escola Politécnica, mas o mesmo desempenho terá impacto reduzido na Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Há também diferenças regionais dentro da própria instituição. Enquanto cursos da capital tendem a distribuir pesos de forma mais contida, unidades do interior, como em Ribeirão Preto, aplicam multiplicadores mais altos, elevando a nota final de corte.

Confira os pesos de 10 cursos da USP

Abaixo, a relação de pesos atribuídos a cada prova do Enem (redação, linguagens, humanas, matemática e natureza) para a formação da nota final em carreiras selecionadas:

  1. Direito (Largo São Francisco, São Paulo):
    A unidade da capital prioriza a escrita e a leitura. A redação, linguagens e ciências humanas têm peso 2. Já matemática e ciências da natureza possuem peso 1. Exige-se nota mínima de 500 em todas as provas.
  2. Medicina (FMUSP, SP):
    O foco é biológico. A prova de ciências da natureza tem peso 3. Todas as demais áreas (redação, linguagens, humanas e matemática) possuem peso 2. O candidato deve ter nota mínima de 500 em todas as provas para concorrer.
  3. Engenharia (Escola Politécnica, SP):
    As áreas de matemática e ciências da natureza lideram com peso 2,5. Já linguagens tem peso 2. A redação e ciências humanas têm peso 1,5. Exige-se nota mínima de 500 em todas as provas.
  4. Jornalismo (ECA, SP):
    A escrita é o fator determinante. A redação tem peso 3. As provas de linguagens e ciências humanas têm peso 2. Já matemática e ciências da natureza ficam com peso 1. A exigência mínima é de 300 pontos em cada prova.
  5. Publicidade e propaganda (ECA, SP):
    Possui um dos maiores pesos para texto na universidade. A redação tem peso 4. A prova de linguagens tem peso 3, humanas peso 2, e matemática e natureza têm peso 1. A nota mínima exigida é mais alta: 550 pontos em todas as provas.
  6. Medicina veterinária (FMVZ, SP):
    O curso equilibra o conhecimento técnico com a capacidade de expressão. A redação e a prova de ciências da natureza têm peso 3. Linguagens e matemática têm peso 2. Já ciências humanas tem peso 1. A nota mínima exigida em cada prova é de 1 ponto (basta não zerar), mas a média final deve ser de pelo menos 550 pontos.
  7. Arquitetura e urbanismo (FAU, SP):
    A seleção prioriza a produção de texto e o repertório geral. A redação lidera com peso 3. As provas de ciências humanas, linguagens e matemática têm peso 2. Já ciências da natureza tem peso 1. Há exigência de nota mínima de 600 na redação e 500 nas demais provas.
  8. Ciência de dados (ICMC, São Carlos):
    Foco exato. A matemática tem peso 3. As provas de redação, natureza e linguagens têm peso 2. Já ciências humanas tem peso 1. As notas mínimas variam: 450 em matemática, 400 em redação e linguagens, e 350 em natureza e humanas.
  9. Astronomia, geofísica e meteorologia (IAG, SP):
    Foco total em ciências exatas, deixando as humanidades com peso mínimo. As provas de matemática e ciências da natureza têm peso 4. A redação tem peso 3. Já ciências humanas e linguagens têm peso 1. Exige-se nota mínima de 500 em todas as provas.
  10. Farmácia (FCF, SP):
    Foco intenso em química e biologia. A prova de ciências da natureza lidera com peso 3. As provas de redação, linguagens e matemática têm peso 2. Já ciências humanas tem peso 1. Exige-se nota mínima de 500 em todas as provas.

Próximos passos do Enem-USP

  • Alteração de curso: entre as 12h do dia 20 de janeiro até as 12h do dia seguinte, 21. O candidato pode trocar suas opções de curso na Área do Candidato no site da Fuvest, desde que se mantenha na mesma área do conhecimento (biológicas, exatas ou humanas) selecionada na inscrição
  • 1ª Chamada: a lista de aprovados será divulgada em 23 de janeiro
  • Pré-matrícula virtual (1ª chamada): obrigatória, das 8h de 27 de janeiro às 12h de 30 do mesmo mês, pelo site da USP
  • Demais chamadas: a 2ª chamada ocorre em 3 de fevereiro e a 3ª chamada em 10 de fevereiro
  • Lista de espera: candidatos não convocados nas três primeiras chamadas podem manifestar interesse na lista de espera entre 19 e 20 de fevereiro