Novo Pronacampo: prazo para adesão é prorrogado até 30 de novembro

Estados e municípios têm até o fim do mês para integrar a política que qualifica a educação do campo, das águas e das florestas

Tatiana Cavalcanti, colaboração para a CNN Brasil
Três crianças seguram planta no campo
Inscrições para o Pronacampo seguem até 30 de novembro  • Geyson Magno/MEC
Compartilhar matéria
Os estados e municípios interessados em integrar o novo Pronacampo (Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas) terão até o dia 30 de novembro para formalizar sua adesão.
De acordo com o governo federa, a prorrogação do prazo foi anunciada para fortalecer e expandir a oferta educacional destinada a essas populações, buscando aprimorar a qualidade do ensino e garantir o direito à permanência dos estudantes.
Segundo o MEC, o novo Pronacampo busca ampliar o acesso e qualificar a educação básica e superior, melhorar a infraestrutura das escolas, promover a formação de professores e disponibilizar material didático específico.
Entre suas metas, estão a estruturação de um sistema de avaliação e monitoramento, o estímulo à construção de capacidades institucionais e a consolidação da modalidade de educação do campo, das águas e das florestas.
A adesão ao programa é voluntária e deve ser realizada pelas secretarias estaduais e municipais de educação por meio do Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle).
Para auxiliar os gestores nesse processo, o MEC (Ministério da Educação) disponibilizou um Guia de Navegação e promoveu um encontro online para esclarecer dúvidas e apresentar os benefícios do Novo Pronacampo.
Desde seu lançamento, a adesão ao Novo Pronacampo tem crescido em todas as regiões do Brasil. Dados atualizados do MEC, até 3 de novembro, mostram que o Nordeste lidera com 91,7% de adesão entre os municípios com escolas do campo.
Em seguida, vêm as regiões Norte (77,8%), Sudeste (52,6%), Sul (52%) e Centro-Oeste (44,9%). O Acre se destaca com 100% de adesão, e a Paraíba alcança 99,5% de participação. No Sudeste e no Sul, estados como São Paulo e Santa Catarina ainda registram índices mais baixos, com 37% de adesão cada.

Serviço:

Adesão ao Novo Pronacampo

  • Prazo: até 30 de novembro
  • Quem pode aderir: secretarias estaduais e municipais de educação
  • Como: pelo Simec
  • Guia de Navegação: disponível no site do MEC para orientar os gestores
  • Mais informações: no site do Ministério da Educação