PND: Inep abre prazo de dois dias para solicitação de reaplicação da prova
Prazo começa nesta quinta (6) e vai até sábado (8) no Sistema PND; medida vale para candidatos impedidos de fazer teste em outubro
Tatiana Cavalcanti, colaboração para a CNN Brasil

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou um edital complementar para a reaplicação da PND (Prova Nacional Docente) 2025, que ocorrerá no dia 30 de novembro.
O período para que os participantes solicitem a nova prova começa nesta quinta-feira (6), e se estende até sábado (8), exclusivamente pelo Sistema da PND.
A medida visa atender aos participantes que, por problemas logísticos, não puderam realizar o exame na data regular, em outubro.
Além disso, o Inep decidiu pela invalidação da aplicação para todos os participantes de nove locais específicos, após a FGV (Fundação Getulio Vargas), responsável pela operação logística, identificar intercorrências durante a prova de 26 de outubro.
O resultado dos pedidos de reaplicação será divulgado no dia 10 de novembro. Para os participantes com solicitação aprovada, um novo Cartão de Confirmação da Inscrição será disponibilizado posteriormente no Sistema PND, contendo todas as informações necessárias, como número de inscrição, data, hora e local da prova.
Os resultados obtidos com o novo exame serão comparáveis aos da prova aplicada em 26 de outubro, utilizando a TRI (Teoria da Resposta ao Item), metodologia padrão do Inep.
A Prova Nacional Docente, criada pelo MEC (Ministério da Educação), tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento e a formação dos futuros professores das licenciaturas, auxiliando estados e municípios na seleção de docentes para suas redes de ensino.
A PND integra o programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
Serviço
Reaplicação da PND 2025
- Prazo para solicitar: de 6 a 8 de novembro, quinta-feira a sábado
- Como solicitar: acesse o Sistema PND
- Quem pode: aqueles que não puderam fazer a prova por problemas logísticos; e candidatos de nove locais específicos onde a aplicação foi invalidada
- Resultado dos pedidos: 10 de novembro, segunda-feira
- Aplicação da prova: 30 de novembro
- Divulgação do gabarito preliminar das provas objetivas: 1º de dezembro
- Locais de reaplicação obrigatória: no site do governo federal
- Cartão de confirmação: disponibilizado posteriormente no Sistema PND para pedidos aprovados


