PND: o que saber sobre o exame que acontece neste domingo (26)

Voltado a professores e estudantes de licenciatura, avaliação reunirá milhares de candidatos de todo o país

André Nicolau, da CNN Brasil
A PND, cuja primeira edição foi realizada em 26 de outubro em todo o território nacional, é uma avaliação criada pelo MEC (Ministério da Educação)
Avaliação teórica é feita via PND, marcada para o dia 26 de outubro  • undefined
Compartilhar matéria

A PND (Prova Nacional Docente), voltada a docentes formados e estudantes de licenciaturas prestes a concluir a graduação, será realizada neste domingo (26) em todo o país. O exame faz parte do programa Mais Professores para o Brasil.

Coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o exame foi criado para subsidiar estados e municípios que aderiram ao exame, oferecendo uma base de referência nacional para seleção de professores, com foco na qualidade do ensino.

Ao todo, a prova avaliará 17 áreas da licenciatura – com destaque para pedagogia, maior número de inscrições confirmadas, com 560.576 candidatos. Letras – português vem em segundo lugar (73.187), seguida de matemática (72.530) e educação física (65.911).

Como será a prova?

A PND será composta por duas partes: formação geral e componente específico, com duração total de cinco horas e trinta minutos.

A formação geral incluirá 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação docente. Já o componente específico contará com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo próprio de cada área.

Locais de prova

O Cartão de Confirmação de Inscrição com o local da prova já está disponível no Sistema PND. O documento indica o número de inscrição, a data e os horários do exame. Nele também estará indicado se o participante contará com atendimento especializado ou tratamento por nome social.

Embora não seja obrigatório no dia da prova, o Inep recomenda que o candidato o leve para facilitar a consulta desses dados.