Programa oferece dez bolsas de intercâmbio internacional a estudantes

Iniciativa tem dez bolsas integrais para jovens de 15 a 17 anos interessados em ciência, tecnologia e impacto social

Tatiana Cavalcanti, colaboração para a CNN Brasil
A estudante Vitória Cinquini, 16, durante intercâmbio no Egito, visitando as pirâmides de Gizé  • Arquivo pessoal
Compartilhar matéria

Quando regressou do Egito após um intercâmbio internacional, Vitória Cinquini, 16, disse que passou a enxergar o próprio cotidiano de outra forma. “Voltei com uma visão mais crítica e global.”

A estudante de Ituiutaba (MG), que no próximo ano entra no 2º ano do ensino médio, participou do AFS Global Stem Academies, programa da empresa de energia integrada bp que combina formação virtual e uma imersão internacional voltada a ciência, tecnologia e sustentabilidade.

“Foi intenso, porque saí totalmente da zona de conforto”, disse Vitória à CNN Brasil.

Vitória foi uma das jovens que representaram o Brasil no Egito. Antes da viagem, ela participou de 12 semanas de formação online sobre sustentabilidade, transição energética e impacto social.

No país-sede, o conteúdo se tornou prática. “Visitamos Gizé, Cairo e Alexandria. Tivemos visitas técnicas e discussões sobre os objetivos da ONU [Organização das Nações Unidas]. Aprendi que impacto social não é teoria, é trabalho, escuta e adaptação.”

Segundo Vitória, a experiência reforçou a ideia de que “jovens podem participar das decisões sobre o futuro do planeta, desde que tenham acesso à educação e oportunidades”.

O programa abre agora inscrições para sua edição 2026, com dez bolsas integrais para estudantes brasileiros do ensino médio de escolas públicas e privadas entre 15 e 17 e seis meses (no momento da inscrição).

As candidaturas podem ser feitas até 15 de janeiro de 2026. A iniciativa é realizada pela AFS Intercultural Programs e pela bp, que financia as bolsas.

Para a diretora de assuntos externos da bp no Brasil, Simone Guimarães, a ação busca ampliar o alcance de experiências como a vivida por Vitória.

"As bolsas permitem que jovens interessados em temas globais desenvolvam projetos ligados à sustentabilidade e ampliem sua formação em contextos internacionais.”

Como é o programa

O programa tem duas etapas. Na primeira, uma formação virtual de 12 semanas com conteúdos sobre competências globais, convivência intercultural, sustentabilidade e habilidades Stem (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

A outra fase é presencial e dura quatro semanas em um dos destinos previstos para 2026: China, Egito ou Índia. A previsão é que o intercâmbio aconteça no segundo semestre de 2026.

Os participantes realizam práticas aplicadas, visitas a iniciativas de sustentabilidade, convivência multicultural e ações de voluntariado.

Ao final, recebem certificação internacional concedida pela AFS e pelo Centro de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia, dos Estados Unidos.

Desde 2012, mais de 150 brasileiros participaram do programa. Na edição deste ano, 460 estudantes se candidataram e dez foram selecionados, entre eles Vitória.

Para ela, o intercâmbio consolidou a ideia de que conhecimento técnico, convivência com jovens de outros países e discussão sobre desafios globais podem orientar projetos futuros. “Quero aplicar o que aprendi no meu dia a dia.”

AFS Global Stem Academies

  • Total: dez bolsas integrais para estudantes brasileiros
  • Idade: 15 a 17 anos e seis meses (no momento da inscrição)
  • Formato: 12 semanas de formação online + 4 semanas de imersão internacional
  • Destinos: China, Egito ou Índia
  • Previsão da viagem: segundo semestre de 2026
  • Certificação: Universidade da Pensilvânia e AFS
  • Inscrições: até 15 de janeiro de 2026
  • Onde se candidatar: no site da empresa