Provão Paulista abre seleção de cursos nas universidades de SP
Aluno pode optar por quatro graduações até 28 de novembro; novidade é que candidato poderá verificar distância entre sua casa e campus das instituições preferidas

Estudantes inscritos no Provão Paulista 2025 têm até 28 de novembro para escolher quatro cursos nas universidades estaduais de São Paulo. As provas acontecem nos dias 4 e 5 de novembro e são uma das portas de entrada para instituições públicas do estado.
A escolha dos cursos é uma etapa indispensável —e obrigatória para alunos do 3º ano do ensino médio. Nesta edição, o sistema apresenta uma novidade: um filtro que exibe a distância entre a residência do candidato e os campi das universidades preferidas.
O subsecretário pedagógico da Secretaria de Educação de São Paulo, Daniel Barros, afirma que a novidade do filtro de distância torna a escolha mais realista e acessível. “Notamos que havia estudantes que escolhiam cursos muito distantes de suas casas e isso reduzia a taxa de matrícula. Agora, a plataforma facilita uma decisão alinhada com a rotina e as condições de deslocamento dos alunos."
Neste ano, o Provão Paulista vai reservar 15.717 vagas para o ensino superior: são 1.500 para a USP (Universidade de São Paulo), 934 para a Unesp (Universidade Estadual Paulista), 327 para a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), 10 mil para as Fatecs (Faculdades de Teologia e Ciências) e 2.956 para a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
Cada estudante pode escolher até quatro cursos, sendo permitido selecionar no máximo duas opções diferentes em uma mesma universidade. As demais preferências devem ser feitas entre as outras instituições participantes.
Outra novidade importante, segundo o subsecretário, está nos pesos diferenciados das provas conforme o curso escolhido. “Se o estudante escolhe, por exemplo, direito, ele vai ter um peso maior para as provas de linguagens e humanas e um peso menor para ciências da natureza e matemática”, disse Barros. O sistema calcula automaticamente a nota do candidato conforme o curso e a instituição.
Barros lembrou ainda que, em cursos como psicologia, os pesos podem variar de uma universidade para outra, conforme a área de conhecimento predominante. “O sistema calcula isso automaticamente”, reforçou, destacando que o objetivo é tornar o processo mais justo e transparente para todos os participantes.
No primeiro semestre, apenas USP, Unesp, Unicamp e algumas turmas das Fatecs oferecem vagas para ingresso imediato. Já as vagas da Univesp e de metade dos cursos das Fatecs só poderão ser escolhidas no próximo ano, pois as aulas começam no segundo semestre.
Em sua terceira edição, o Provão Paulista já somou quase 50 mil vagas diretas para o ensino superior desde o início do programa, em 2023. Todos os alunos do 3ª ano do ensino médio da rede pública do estado que participaram do exame no ano passado estão automaticamente inscritos para fazer as provas em suas escolas. A aplicação começa às 8h, com fechamento dos portões às 7h45.
Como escolher?
A escolha de cursos deve ser feita no portal do Provão Paulista. Antes, o estudante deve confirmar seus dados pessoais, informar o grupo ao qual pertence e declarar a renda per capita familiar. Quem estuda na rede estadual, municipal ou nas Etecs acessa o portal com o RA (Registro de Aluno). Os demais estudantes usam o CPF.
A lista de cursos disponíveis para a escolha está disponível no edital do Provão Paulista.