São Paulo Escola de Dança abre vagas para cursos profissionais gratuitos
Oportunidade oferece formação técnica com foco no mercado de trabalho e encaminhamento para obtenção do registro de DRT

A São Paulo Escola de Dança anunciou nesta segunda-feira (5) a abertura de novo edital com 25 vagas complementares para seus cursos regulares.
As formações são gratuitas e voltadas para a profissionalização de novos talentos que buscam consolidar sua carreira artística.
Para participar, o candidato deve se inscrever pelo site da instituição até 16 de janeiro. As vagas abrangem as áreas de dança e performance, clássico, e as técnicas do moderno e contemporâneo.
Diferente de cursos livres, as formações oferecidas são profissionalizantes e exigem experiência prévia na modalidade escolhida.
Um dos maiores atrativos para os estudantes é que, ao concluir os dois anos de curso (com carga horária de 1.600 horas), a escola encaminha o aluno para a emissão do DRT (registro profissional em dança), documento essencial para o exercício legal da profissão em companhias e espetáculos.
A São Paulo Escola de Dança é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança.
Formação completa
A diretora artística e pedagógica da São Paulo Escola de Dança, Inês Bogéa, afirma que essa nova janela de inscrições é uma oportunidade importante aos interessados.
“Oferecemos formação sólida e completa aos participantes, englobando as inúmeras possibilidades do cenário da dança e queremos que os futuros bailarinos profissionais tenham a possibilidade de ingressar em nossos cursos, por isso, abrimos vagas complementares.”
As turmas são divididas entre os períodos matutino (8h às 12h) e vespertino (13h30 às 17h30), com exceção da ênfase em clássico, disponível apenas no horário da tarde.
Conheça os cursos:
- Dança e performance: foco na pesquisa teórica e prática do corpo na cena
- Ênfase em clássico: trabalha precisão, musicalidade e consciência corporal técnica
- Ênfase em moderno e contemporâneo: explora improvisação e novas linguagens de movimento
Processo seletivo e inclusão
Para participar, o candidato deve ter ao menos 16 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio. A seleção envolve análise de trajetória (documentos e carta de intenção), prova de redação, vivência prática e entrevista.
A instituição reserva 20% das vagas a pessoas negras, indígenas ou em situação de vulnerabilidade social (necessário registro no CadÚnico).
Cursos regulares profissionalizantes
- Inscrições para vagas complementares: até 16 de janeiro via site da São Paulo Escola de Dança
- Divulgação dos aprovados para a próxima fase: 19 de janeiro
- Redação e prova prática: 22 e 23 de janeiro
- Resultado final: 27 de janeiro
- Custo: é 100% gratuito
- Início das aulas: 2 de fevereiro
- Duração: 2 anos (1.600 horas)


