Unesp abre 150 vagas para curso gratuito de especialização a distancia
Oportunidades são voltadas para profissionais da educação da rede pública paulista; saiba como participar do processo seletivo

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) anuncia o período de processos seletivos para quase 600 vagas em cursos de pós-graduação gratuitos e EAD (a distância).
As oportunidades são voltadas exclusivamente para profissionais da educação da rede pública paulista e abrangem a atuação junto ao EJA (Educação de Jovens e Adultos) .
As iniciativas, vinculadas ao sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), representam uma chance de qualificação profissional de alto nível.
A seleção para o curso será simplificada, baseada unicamente em análise documental, sem a necessidade de prova, o que facilita o acesso para quem já está no mercado de trabalho.
1. Especialização em EJA (Educação de Jovens e Adultos)
- Vagas: 150 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2026.
- Modalidade: Totalmente a distância, com atividades em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
- Público-Alvo: Professores ou profissionais da educação básica com vínculo atual na rede pública (municipal ou estadual) de São Paulo, e diploma de graduação em Licenciatura.
- Inscrições: De 10 a 25 de outubro de 2025.
Ações afirmativas e processo seletivo simplificado
Vale destacar que 30% das vagas são reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transgêneros e travestis.
As candidaturas têm uma taxa de R$ 20,00 e devem ser realizadas exclusivamente online pelo Sisesp (Sistema de Especialização da Unesp), respeitando os prazos distintos para cada curso.
A classificação final será conduzida pela Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas (CDeP3) da Unesp, baseada na pontuação obtida através da análise da documentação enviada.
Serão considerados critérios como diplomas de mestrado, doutorado e comprovantes de experiência profissional, conforme detalhado nos editais. A classificação será em ordem decrescente de pontuação até o preenchimento total das vagas.