Unicamp 2026: "Ainda Estou Aqui", IA e Nazaré Tedesco marcam a 1ª fase

Prova neste domingo (26) trouxe questões sobre o filme “Ainda Estou Aqui”, com Fernanda Torres, o meme da Nazaré Tedesco e discussões sobre IA

Tamiris Gomes, da CNN Brasil
Saiba como foi a primeira fase do vestibular da Unicamp  • Divulgação
Compartilhar matéria

A primeira fase do vestibular de 2026 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), realizada neste domingo (26), manteve o perfil de um "exame interpretativo e atual, com forte presença de temas sociais e culturais". O filme “Ainda Estou Aqui”, meme da personagem Nazaré Tedesco e inteligência artificial, por exemplo, estavam presentes na prova.

"Os candidatos enfrentaram uma prova que mesclou cultura pop, política, tecnologia e comportamento, exigindo não apenas domínio de conteúdo, mas também capacidade de análise e leitura crítica de diferentes linguagens", avalia o professor Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações educacionais do SAS Educação.

Entre os destaques, apareceram questões que abordaram o meme da personagem Nazaré Tedesco, relacionado ao tema de inteligência artificial e direitos autorais, e outra sobre o filme “Ainda Estou Aqui”, estrelado por Fernanda Torres, que dialoga com a memória da ditadura.

O exame também trouxe uma questão sobre Zuzu Angel, explorando a simbologia política de seu trabalho, e outra sobre o Estado Novo, associando a Constituição da época ao fascismo.

De acordo com o SAS, temas de gênero e comportamento social também marcaram a primeira fase, com perguntas sobre masculinidade tóxica e identidades trans, enquanto o eixo ambiental foi cobrado em contextos técnicos de biologia e química.

Em Inglês, o exame trabalhou leitura e interpretação de uma manchete sobre tarifas impostas por Donald Trump, abordando impactos econômicos e inflação. Já física seguiu uma linha mais tradicional, priorizando cálculos e fundamentos conceituais.

"A Unicamp não está só pedindo que o aluno saiba; ela está pedindo que ele entenda e perceba por que aquilo importa. A prova não separa o conteúdo da vida real, exige maturidade intelectual para ler o mundo em suas camadas, unindo ciência, arte, história e comportamento social”, analisa o professor.

Calendário Vestibular Unicamp 2026 (próximas fases)

  • 2ª fase: 30 de novembro e 1º de dezembro
  • Provas de habilidades específicas (exceto música): 3 a 5 de dezembro
  • Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026
  • Matrícula virtual da 1ª chamada: 26 e 27 de janeiro de 2026