Unicamp 2026: candidatos já podem solicitar isenção na taxa de inscrição

Pedido deverá ser feito até o dia 6 de junho

Victoria Nogueira Rosa, colaboração para a CNN
Fachada da Unicamp
Provas da Unicamp 2026 serão aplicadas a partir de outubro  • Divulgação
Compartilhar matéria

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu, nesta segunda-feira (12), o período para pedir a isenção na taxa de inscrição no vestibular 2026. O prazo também vale para os participantes que queiram participar do Enem-Unicamp.

O pedido deve ser feito até o dia 6 de junho pelo site da Comvest, responsável pela organização das provas.

É necessário criar um cadastro na plataforma antes de realizar a solicitação. Segundo a Comvest, o pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir o ensino médio em 2025.

As isenções da taxa de inscrição são oferecidas em quatro modalidades:

  • Para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até R$ 2.277,00 bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas;
  • Funcionários da Unicamp/Funcamp;
  • Para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de licenciatura ou tecnologia (licenciaturas em: ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia. Tecnologia em: análise e desenvolvimento de sistemas e em saneamento ambiental);
  • Para candidatos bolsistas (bolsa parcial ou total) de escolas privadas/particulares.

Os participantes podem consultar, no edital, a documentação necessária para comprovação da solicitação dos pedidos de isenção.

O resultado da lista de contemplados será divulgada no dia 30 de julho. Os contemplados vão receber um comunicado, por e-mail, de que foram beneficiados.

Vale lembrar que quem conseguir o benefício não está automaticamente inscrito no vestibular. Isso deverá ser feito entre os dias 1º de agosto e 1º de setembro.

Já os candidatos que tiverem o pedido de isenção negado poderão pedir recurso das 9 horas do dia 30/07 até as 17h (horário de Brasília) do dia 01/08. O resultado será divulgado no dia 6 de agosto.

Se o recurso for negado, será necessário pagar a taxa de inscrição no vestibular. À CNN, a Comvest informou que o valor da edição deste ano ainda será definido no edital, que está previsto para ser divulgado em julho. A Comissão informou que a taxa "deve girar" em torno de R$ 210, valor cobrado na edição do ano passado.

A primeira fase da Unicamp 2026 será em 26 de outubro. A segunda está marcada para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Os candidatos que vão prestar o vestibular para os cursos de música, arquitetura, urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança devem ficar atento aos prazos das provas específicas (veja abaixo).

Cronograma

  • Solicitação da isenção da taxa de inscrição: 12 de maio a 6 de junho;
  • Inscrições e pagamento da taxa de inscrição: 1º de agosto a 1º de setembro;
  • Prova de habilidades específicas – música: setembro (o dia específico ainda não foi divulgado);
  • Prova da primeira fase: 26 de outubro;
  • Provas da segunda fase: 30 de novembro e 1º de dezembro;
  • Provas de habilidades específicas (arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança): 3 a 5 de dezembro;
  • Divulgação dos aprovados na primeira chamada: 23 de janeiro de 2026.