Unicamp divulga 2ª chamada do Vestibular 2026 nesta segunda-feira (2)

Lista inclui modalidades Enem e Vagas Olímpicas; Provão Paulista libera novos nomes à tarde

Tatiana Cavalcanti, colaboração para a CNN Brasil
Fachada da Unicamp
Vestibular Unicamp 2026 oferece 2.520 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos  • Divulgação
Compartilhar matéria

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) divulgou às 10h desta segunda-feira (2), a lista de convocados em segunda chamada para o ingresso Unicamp 2026.

A relação contempla simultaneamente candidatos das modalidades Vestibular, Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas. O Provão Paulista libera a última chamada de selecionados para vagas na instituição no período da tarde.

Ao todo, a Unicamp oferece 3.368 vagas regulares para o ingresso na graduação em 2026.

O maior volume concentra-se no Vestibular Unicamp, com 2.530 postos, seguido pelo Enem-Unicamp (331 vagas), Provão Paulista (327), Vestibular Indígena (59) e olimpíadas científicas (121).

O sistema prevê ainda o preenchimento de 177 vagas adicionais facultativas nas modalidades indígena e de competições de conhecimento.

Caso as vagas regulares nos sistemas específicos não sejam preenchidas, elas são transferidas para o vestibular principal a fim de garantir a ocupação total.

Os candidatos convocados na manhã de hoje devem realizar a matrícula não presencial a partir das 9h desta terça-feira (3). O procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet até as 17h de quarta-feira (4).

A divulgação desta segunda etapa ocorre após o encerramento das matrículas da primeira chamada, realizada em janeiro.

Heteroidentificação e segunda opção

Candidatos aprovados pelo sistema de cotas étnico-raciais que precisam passar pelas bancas de heteroidentificação realizarão o procedimento via Google Meet.

A validação da autodeclaração pela comissão de averiguação é condição obrigatória para a efetivação da matrícula. As orientações de data e horário são enviadas por e-mail e disponibilizadas no portal da Comvest.

Para quem foi selecionado no curso indicado como segunda opção, a orientação é efetivar a matrícula virtual para não perder a vaga.

No momento do registro, o estudante pode declarar interesse em continuar aguardando convocação para o curso de primeira opção por meio de remanejamento.

Estudantes que não se matricularem na segunda opção perdem a vaga, mas seguem concorrendo à primeira escolha nas próximas listas.

O sistema prevê no total oito chamadas para o vestibular e cinco para as modalidades complementares. A terceira lista está programada para o dia 9 de fevereiro.

Cronograma de aprovados e matrículas:

  • Segunda chamada: divulgada nesta segunda-feira (2), às 10h
  • Onde consultar: no site da Comvest 
  • Matrícula online: em 3 e 4 de fevereiro
  • Provão Paulista: divulgação à tarde da última chamada para vagas na universidade
  • Terceira chamada: divulgação em 9 de fevereiro com matrícula no dia 10
  • Declaração de interesse: estudantes não convocados devem manifestar interesse entre as 9h de 10 de fevereiro e as 17h de 11 de fevereiro para seguir nas próximas listas