Unicamp prorroga inscrições para o Vestibular 2026 até o dia 8 de setembro

Estudantes poderão fazer a inscrição pela internet, na página eletrônica da Comvest, até às 17 horas da próxima segunda-feira

Heloísa Noronha, colaboração para a CNN Brasil
Fachada da Unicamp
Vestibular Unicamp 2026 oferece 2.520 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos  • Divulgação
Compartilhar matéria

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para o Vestibular Unicamp 2026 até o próximo dia 8 de setembro, às 17 horas (horário de Brasília). A primeira fase será realizada no dia 26 de outubro, enquanto a segunda fase acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. A aplicação de ambas as fases está mantida no período da manhã, com início às 9 horas.

Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre os dias 15 e 30 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão em dezembro, entre os dias 3 e 5 de dezembro.

Conforme edital, os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest.

Das 3.368 vagas regulares para ingresso na universidade em 2026, o Vestibular Unicamp oferece 2.520 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos. A taxa de inscrição é de R$ 221 e deverá ser paga até dia 8 de setembro. Neste ano, 9.404 candidatos foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2026 como para a modalidade Enem-Unicamp 2026. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico e usar o código de isento para efetuar a inscrição sem gerar boleto de pagamento da taxa.

É possível fazer até duas opções de cursos, desde que sejam da mesma área. O Manual do Ingresso 2026 está disponível para consulta na página da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas.

Novidades

Há duas novidades para a edição deste ano. A primeira delas é a mudança nas provas da segunda fase, com a redução de duas questões no segundo dia dessa etapa, quando são aplicadas as provas específicas da área do curso escolhido. Desta maneira, o segundo dia de provas terá 18 questões e não mais 20 questões. O objetivo, de acordo com a direção da Comissão, é deixar a prova menos exaustiva, considerando as exigências de leitura das questões.

Além das questões acima, todos os candidatos respondem, também no segundo dia da segunda fase, a duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas e a questões de Matemática (quatro no caso dos candidatos de Humanas e Biológicas e seis no caso dos candidatos de Exatas).

A outra novidade anunciada pela Comvest é que, pela primeira vez no Vestibular Unicamp, o curso de Arquitetura e Urbanismo optou por não exigir as provas de habilidades específicas, realizadas após a aplicação da segunda fase do vestibular. Desta maneira, esses candidatos farão somente as provas de primeira e segunda fase.

Inscrição automática Enem-Unicamp

A Comvest informa que está mantida a possibilidade de inscrição antecipada, no formulário do Vestibular, para candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp.

Desta maneira, ao realizarem a inscrição no Vestibular 2026, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp, voltado a estudantes de escolas públicas) e/ou cotas étnico-raciais, já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2026, não sendo necessária nova inscrição em novembro.

Treineiros

A carreira de "treineiros", voltada a estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio e implantada no ano passado pela Comvest, está mantida nesta edição. Os candidatos desse perfil, obrigatoriamente, deverão selecionar uma das três opções: Treineiros de Ciências Humanas/Artes, Treineiros de Ciências Exatas/Tecnológicas ou Treineiros de Ciências Biológicas/Saúde.

Os candidatos da carreira de treineiros terão sua classificação divulgada e receberão um certificado de participação. Importante: estudantes desse perfil não participam das Provas de Habilidades Específicas e não são convocados para matrícula.

Cidades

As provas serão realizadas em 31 seguintes cidades no estado de São Paulo, além de seis capitais brasileiras: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Após o período de inscrições, os candidatos podem conferir os locais de prova por cidade, no site da Comvest.