USP abre inscrições para pós-graduações em Psicologia Clínica

Interessados têm até as 12h de sexta-feira (22) para se inscrever

Heloísa Noronha, colaboração para a CNN Brasil
Edição está oferecendo 54 vagas para os cursos de mestrado, doutorado e doutorado direto na modalidade de ampla concorrência  • Freepik
Compartilhar matéria

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) abriu nesta quarta-feira (20) as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo) para os cursos de mestrado, doutorado e doutorado direto em Psicologia Clínica. O ingresso ocorrerá no ano letivo de 2026.

O prazo para se inscrever é bem curto: até as 12h de sexta-feira, 22 de agosto, exclusivamente pelo site da Fuvest. O valor da taxa é R$ 219.

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da USP tem por objetivo formar professores e pesquisadores que possam inserir-se em programas de pós-graduação e em centros de pesquisa no Brasil e no exterior.

Esta edição está oferecendo 54 vagas para os cursos de mestrado/doutorado/doutorado direto, na modalidade de ampla concorrência, e outras 15 vagas para mestrado/doutorado/doutorado e direto, na modalidade de ações afirmativas.

As vagas na USP serão distribuídas em três linhas de pesquisa: Psicanálise, Sofrimento e Política; Psicanálise, Intersubjetividade e Configurações Vinculares; e Intervenções Clínicas em Saúde Mental: Diagnóstico, Ação terapêutica e Prevenção.

Processo seletivo

Todos os candidatos deverão comprovar a proficiência em língua estrangeira. Os candidatos a mestrado precisarão comprovar proficiência em inglês. Já os candidatos a doutorado e doutorado direto, em inglês e também em um segundo idioma, que poderá ser francês, espanhol, italiano ou alemão.

Após a etapa de proficiência em idiomas, o processo seletivo será composto por cinco etapas eliminatórias:

  • Prova escrita sobre conhecimentos no campo da Psicologia Clínica, a ser aplicada em 14 de setembro;
  • Análise do histórico escolar, com ênfase na afinidade com a linha de pesquisa pretendida;
  • Análise do memorial acadêmico (currículo circunstanciado), considerando experiências anteriores com pesquisa, auxílios recebidos de agência de fomento, participação em grupos de pesquisa, eventos científicos da área e publicações;
  • Análise do projeto de pesquisa considerando a congruência com a linha de pesquisa, objetivos e metodologia bem delineados, além de sua pertinência científica;
  • Arguição do memorial acadêmico e do projeto de pesquisa.

Os detalhes sobre cada etapa estão disponíveis no edital do processo seletivo. A lista final de selecionados será divulgada no dia 15 de dezembro, a partir das 12 horas.