USP divulga número de vagas para ingresso em 2026
Vagas vão contemplar três formas de ingresso: vestibular da Fuvest, Enem-USP e Provão Paulista

O Conselho Universitário da USP (Universidade de São Paulo) divulgou na última terça-feira (24) o número de vagas dos processos seletivos para ingresso em 2026. Não houve alteração na quantidade oferecida, que é de 11.147 vagas, em relação ao ano passado.
A USP oferece três formas de ingresso em suas graduações: o vestibular da Fuvest, o Enem-USP e o Provão Paulista. A instituição reserva 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas, considerando os três processos de seleção. Nesse porcentual incide reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, segundo o último Censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 37,5%.
A quantidade de vagas por curso e por modalidade de ingresso está disponível em links de um artigo publicado no Jornal da USP. Na mesma reunião que definiu o número de vagas, o Conselho Universitário aprovou a participação da USP no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
Confira detalhes de cada modalidade de ingresso
Fuvest 2026
Para a seleção pelo vestibular da Fuvest, que dá acesso às graduações da USP, serão oferecidas 8.147 vagas, das quais 4.888 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP) e 1.206 para EP/PPI.
A Fuvest abrirá o período de inscrições do dia 18 de agosto até 7 de outubro. A primeira fase do vestibular será no dia 23 de novembro e, a segunda fase, em 14 e 15 de dezembro.
Enem-USP
Para a seleção do Enem-USP estão sendo destinadas 1.500 vagas: 684 serão para Ampla Concorrência; 512 para estudantes vindos de escola pública e 304 para estudantes EP/PPI.
As provas da edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Nesses municípios, as provas acontecerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro por causa da COP-30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
O Enem-USP deverá abrir inscrições a partir do mês de novembro.
Provão Paulista
Serão ofertadas 1.500 vagas via Provão Paulista, programa adotado pela USP em 2024. Trata-se de uma forma de avaliação seriada, aplicada pela Secretaria Estadual de Educação aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das escolas públicas estaduais de Ensino Médio. O acesso às vagas nas universidades é obtido pela nota acumulada pelos alunos na avaliação seriada.
Das 1.500 vagas, 580 serão voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas. O edital do Provão Paulista deverá ser divulgado no segundo semestre deste ano.