51 cidades terão 2° turno no país; saiba quais são

Eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro; número de municípios com duas rodadas de disputa é menor do que o registrado nas eleições de 2020

Emilly Behnke, da CNN, Brasília
Urna eletrônica modelo UE2022  • Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Compartilhar matéria

Eleitores de 51 municípios vão precisar retornar às urnas para votar no segundo turno das eleições municipais, marcado para 27 de outubro. Da lista, 15 são capitais. É o caso, por exemplo, de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O número de cidades foi menor do que as eleições de 2020, em que o segundo turno ocorreu em 57 locais.

A lista ainda pode subir para 52 municípios. Isso porque, em Vitória da Conquista (BA), a candidata que ficou em primeiro lugar, Sheila Lemos (União Brasil), teve a candidatura anulada sob judice. Ela recebeu 58,83%. Waldenor, do PT, ficou em 2° lugar e recebeu 26,74% dos votos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda deve analisar o caso.

A segunda etapa de votação ocorre nas cidades com mais de 200 mil eleitores registrados em que nenhum dos candidatos a prefeito conquistou mais da metade dos votos válidos na primeira fase da eleição.

As 51 cidades onde o segundo turno será realizado representam 49,5% do total de 103 municípios onde havia a possibilidade de uma segunda rodada de votação neste ano, considerando o critério de eleitores registrados. Neste ano, o número de cidades com mais de 200 mil eleitores subiu. Em 2020, eram 95 municípios.

As urnas foram fechadas e o TSE iniciou a apuração dos votos a partir de 17h neste domingo. Leia a lista dos municípios que terão segundo turno e os candidatos que seguem na disputa:

Amazonas

Bahia

Ceará

Espírito Santo

Goiás

Maranhão

Minas Gerais

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Pará

Paraíba

Paraná

Pernambuco

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Rondônia

São Paulo

Sergipe

Tocantins

Atualização: A lista original desta reportagem contava com 52 cidades. Uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), porém, fez com que São João do Meriti (RJ) passasse para o grupo dos municípios que elegeram prefeito em primeiro turno.