Ataque a tiros deixa ao menos nove mortos em escola no Canadá, diz polícia

Suspeita de ser a atiradora foi encontrada morta, informaram as autoridades

Lex Harvey, da CNN
Imagem animada de Tumbler Ridge, local do ataque que deixou 10 mortos  • GOOGLE EARTH / Reuters
Compartilhar matéria

Pelo menos nove pessoas morreram após um ataque a tiros em uma escola de ensino médio no oeste do Canadá, na terça-feira (10), em um dos massacres mais letais da história recente do país. A atiradora também foi encontrada morta.

O ataque trouxe para o Canadá o tipo de ataque em massa mais comum nos Estados Unidos, país vizinho, e foi realizado por uma atiradora descrita como mulher, segundo a polícia.

Seis pessoas foram encontradas mortas dentro de uma escola de ensino médio na cidade de Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica; outras duas foram encontradas mortas em uma residência que se acredita estar ligada ao incidente; e uma terceira morreu a caminho do hospital, informou a Polícia Montada Real Canadense.

Pelo menos outras duas pessoas foram hospitalizadas com ferimentos graves ou que ameaçam suas vidas, e até 25 pessoas estavam sendo tratadas por ferimentos leves, segundo a polícia.

A suspeita foi descrita como uma mulher de cabelos castanhos vestindo um vestido, em um alerta de emergência enviado aos celulares dos moradores, de acordo com a afiliada da CNN, CBC News.

Duas vítimas foram levadas de helicóptero para o hospital com ferimentos graves ou que ameaçam suas vidas. Cerca de 25 outras pessoas com ferimentos leves estão sendo tratadas em um centro médico local, informou a polícia.

"Os policiais estão realizando buscas adicionais em outras casas e propriedades para determinar se há mais alguém ferido ou ligado aos eventos de hoje", diz o comunicado.

A polícia “não acredita que haja outros suspeitos foragidos ou ameaça contínua ao público”, afirmou o comunicado. Um alerta de emergência anterior, que pedia à população que se abrigasse em casa, foi suspenso às 17h45, horário local.

A polícia ainda não determinou a motivação do tiroteio, disse o superintendente Ken Floyd, comandante do Distrito Norte, em uma coletiva de imprensa na terça-feira.

“Não estamos em condições de entender o porquê ou o que pode ter motivado essa tragédia”, disse Floyd.

“Acho que teremos dificuldades para determinar o ‘porquê’, mas faremos o possível para descobrir o que aconteceu”, acrescentou.

Ainda não está claro quantas das vítimas eram crianças, ou qual, se houver, era a ligação delas com o atirador, disse Floyd.

A Escola Secundária de Tumbler Ridge tem 175 alunos do 7º ao 12º ano, de acordo com o site da província.

O primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, David Eby, classificou o tiroteio como uma “tragédia devastadora e inimaginável” em uma coletiva de imprensa na noite de terça-feira.

“Não podemos imaginar o que a comunidade está passando. Mas sei que isso nos fará abraçar nossos filhos com mais força esta noite.”

Larry Neufeld, membro do parlamento provincial por Peace River South, região que engloba Tumbler Ridge, classificou o tiroteio como “trágico e profundamente perturbador” em uma declaração publicada nas redes sociais.

“Esta é uma cidade pequena e unida, e o impacto de um evento como este é sentido por todos”, disse Neufeld.

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, disse em uma postagem no X que suas “orações e mais profundas condolências estão com as famílias e amigos que perderam entes queridos nesses atos horríveis de violência”.

"Nossos pensamentos estão com as pessoas em Tumbler Ridge. Conversei com o prefeito e o deputado estadual local, e estamos oferecendo à Polícia Montada Real Canadense (RCMP) toda a assistência adicional que precisarem", disse a Ministra da Segurança Pública da Colúmbia Britânica, Nina Krieger, em um comunicado publicado na rede social X.

A Escola Secundária Tumbler Ridge e a Escola Primária Tumbler Ridge permanecerão fechadas pelo resto da semana, segundo um aviso no site do distrito escolar local.

Tumbler Ridge é um município remoto com uma população de cerca de 2.400 habitantes, localizado na base das Montanhas Rochosas, no norte da Colúmbia Britânica, a aproximadamente 1.155 quilômetros a nordeste de Vancouver.

Controle de armas

Massacres são extremamente raros no Canadá, que possui leis de controle de armas muito mais rigorosas do que os Estados Unidos.

Segundo o projeto Small Arms Research, existem 121 armas de fogo para cada 100 habitantes nos EUA, em comparação com uma estimativa de 35 armas por 100 habitantes em seu vizinho do norte.

Ataques em escolas dessa magnitude são quase inéditos. Em 1989, um atirador assassinou 14 mulheres na École Polytechnique, em Montreal, em um massacre que provocou uma reflexão nacional sobre a violência contra a mulher e levou a leis de controle de armas mais rígidas.

É ilegal comprar um fuzil de assalto no Canadá – o tipo de armamento usado em vários dos tiroteios em escolas mais mortais dos EUA.

(Com informações de Ismail Shakil, da Reuters)

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original