Candidatos a prefeito de Manaus fazem primeiro debate no 2º turno; saiba como foi
Alberto Neto e David Almeida se encontraram pela primeira vez ao longo da campanha na capital do Amazonas
Os candidatos David Almeida (Avante) e Alberto Neto (PL) se enfrentaram, nesta quarta-feira (9), no primeiro debate do segundo turno da eleição municipal.
O encontro — promovido pela TV Norte, afiliada do SBT na região — marca o primeiro confronto direto dos dois candidatos em toda a campanha eleitoral deste ano, já que Almeida não participou de nenhum debate no primeiro turno. Ele disputa a reeleição.
O debate ainda contou com a participação dos candidatos a vice de cada um.
Confira, a seguir, como foi o debate em Manaus:
Primeiro Bloco
No primeiro bloco, os candidatos responderam perguntas feitas pelos candidatos derrotados no primeiro turno. Apenas Amom Mandel (Codadania) e Marcelo Ramos (PT) participaram.
Marcelo Ramos (PT): Como os candidatos vão se articular para captar recursos para tocar obras em Manaus?
Alberto Neto: Estou no segundo mandato como Deputado Federal. E mesmo como oposição, aprovamos sete leis em Brasília, mesmo na oposição. Eu sei o caminho para conseguir recursos junto ao Governo Federal. Mas não só isso, sei buscar recursos junto aos bancos de desenvolvimento para mudar o centro de Manaus.
David Almeida: Vamos falar a verdade. Você já teve oportunidade de ajudar Manaus e você não ajudou. Você destinou emendas para Brasília, Curitiba e não mandou para Manaus. Mesmo você sendo vice-líder do governo Bolsonaro, quando Manaus vivia a maior crise na pandemia.
Alberto Neto: Enquanto, você David nunca fez nada por Manaus, eu estava carregando cilindro de oxigênio. Eu ajudei mais Manaus do que você.
Depois, os candidatos responderam à pergunta feita por Amom Mandel (Cidadania)
Amom Mandel (Cidadania): Você vai construir o hospital público Municipal?
David Almeida: Vamos construir o primeiro Hospital Dia de Manaus e vamos ajudar na diminuir a média complexidade. Vamos ajudar ainda mais a cidade de Manaus.
Alberto Neto: Você, David, teve quatro anos para fazer o hospital e não fez. Você tem mais dinheiro na prefeitura da história. E Manaus continua matando mais mulher de câncer, por falta de gestão.
David Almeida: Realizamos mais de 188 mil exames na carreta da mulher. Eu construí mais de 90 Unidades Básicas de Saúde. Hoje, Manaus é uma das melhores cidade em atenção básica do Brasil. Você não sabe disso porque não conhece Manaus.
Segundo Bloco
No segundo bloco, as perguntas eram feitas pelos eleitores, que se identificavam e faziam os questionamentos.
Eleitor: O que você vai fazer na infraestrutura?
Alberto Neto: Infelizmente, quase não tivemos investimentos em infraestrutura de Manaus. Lá no bairro Jorge Teixeira, o prefeito está fazendo uma alça viária chamada de Rei Pelé. Mas é na verdade, a alça viária Saci porque só tem uma perna
David Almeida: “Eu fiz mais do que todos os prefeitos juntos. Recapeamos mais de 3,2 mil ruas. Eu estou levando asfalto para comunidade que nunca havia tido uma rua asfaltada
Alberto Neto: Não foi. Eu, David, que vou asfaltar 10 mil ruas. Você sabe que não vai fazer. Você mentiu. Você prometeu e não cumpriu. O povo está cansado disso. O povo quer mudança.
Eleitor: O que será feito no esporte em Manaus?
David Almeida: Nessa nossa gestão, já fizemos a reforma de 500 espaços públicos em Manaus. Na zona leste, fizemos um parque — Amazonino Mendes –, que mudou a realidade do esporte em Manaus, para que o manaura possa ser uma ferramenta de inclusão social.
Alberto Neto: Quero falar com as mães atípicas. Quero fazer quatro centros neurosensoriais para que você tenha uma terapia para o seu filho. Para ter de usar um campo de futebol em Manaus, tem que pedir licenças dos bandidos. Isso vai acabar.
David Almeida: Quero fazer em Manaus um Centro de Referência para Autistas para mudar a vida das pessoas. O Alberto Neto nem a data-base dos colegas dele de farda ele não brigou para garantir. Imagina o estrago que ele vai fazer na cidade. Nós sabemos o caminho.
Terceiro Bloco
O terceiro bloco foi de pergunta e resposta com tema determinado com candidato perguntando para candidato. O primeiro a perguntar foi Almeida.
David Almeida: A nossa gestão já recapeou 19 comunidades que nunca recebeu asfalto. O que você tem de solução para Manaus?
Alberto Neto: Não vai entregar 10 mil ruas. Você não fez nem 3 mil ruas. Mas eu quero falar com você de casa. Nós vamos construir toda a estrutura de BRT que nunca fizeram. Vamos construir um transporte digno, veloz e que atenda a população.
David Almeida: Alberto Neto tem solução para tudo na TV. Me lembra o governador Wilson Lima, que falava que a “bronca é comigo”. Você vem com essa balela. Você mandou dinheiro para São Paulo, para Londrina e para Curitiba. Você não tem a solução para nada.
Alberto Neto: “Manaus está sofrendo na tua gestão. Minha gente não tem jeito. Para Manaus evoluir, precisamos tirar esse prefeito daí”.
Na sequência, o candidato do PL fez a pergunta sobre trânsito.
Alberto Neto: Quero saber, o que foi que aconteceu. Você está construindo um viaduto com erro? O que aconteceu?
David Almeida: Ali ao lado daquela alça vai funcionar em 5 alças, que vai dar fluidez no trânsito daquela região da cidade onde tinha gargalo. Você está olhando só a entrada que fizemos. Mas a obra ainda não está concluída.
Alberto Neto: Gente, o projeto deve estar na cabeça do David. Já conversei com vários engenheiros e disseram que teve problema no projeto. Era para ter desapropriado terrenos ali para fazer algo mais concreto. Eu vou fazer obras que de fato beneficiam a população.
David Almeida: Manau é a terceira cidade mais insegura do Brasil. Mas você quer atribuir a segurança pública um problema que é do governo do estado. Você se diz especialista em segurança pública e nunca fez nada para melhorar a segurança pública.
Quarto Bloco
No quarto bloco, o candidato teve que perguntar ao adversário sobre um desenho revelado em um livro, uma espécie de mímica. No livro, tinha as fotos de Lula e Bolsonaro.
David Almeida foi o primeiro a fazer o questionamento sobre Bolsonaro.
David Almeida: Diferente do que você fala, eu apoiei Bolsonaro. Você era líder dele e nunca trouxe uma emenda para Manaus. O que você faz com Bolsonaro, além de tirar foto com ele?
Alberto Neto: Está claro que meu time é Bolsonaro. O teu é Omar Aziz, Eduardo Braga, que são aliados do Lula. Você não tinha dinheiro lá em Brasília com o Bolsonaro porque você já nunca chegou com projeto lá. Você é um oportunista. Quando Bolsonaro era presidente, você era do lado dele. Agora o Lula é o presidente você é do lado dele.
David Almeida: A minha ideologia é a cidade de Manaus. Eu sou aliado de quem é a favor da cidade de Manaus. Você quer ser prefeito e quer deixar um suplente que já foi ministro do Lula. Então você também é um oportunista.
Alberto Neto: Você é um oportunista. Por que você esconde Omar Aziz e Eduardo Braga? Por que você esconde que é candidato do Lula?
Depois, Alberto Neto fez um questionamento a David Almeida sobre Lula.
Alberto Neto: Por que você esconde que é candidato do Lula?
David Almeida: O candidato Alberto Neto votou contra os incentivos da Zona Franca de Manaus. O deputado Alberto Neto não destinou dinheiro para Manaus, mandou para São Paulo, Londrina e Brasília.
Alberto Neto: O Amazonino Mendes (ex-prefeito) já dizia que David não daria certo. Você não fez uma boa gestão. Você não conseguiu ser um bom prefeito. Por isso, o povo quer mudança.
David Almeida: Você votou sim contra o Polo de Manaus. Você fez um projeto que prejudica o Distrito de Manaus. Não sei por que você tem raiva de uma cidade que fez tudo por você”.
No quarto bloco também teve pergunta de tema livre, candidato perguntando para candidato. David Almeida perguntou sobre Educação.
David Almeida: Qual seu projeto para melhorar a educação em Manaus?
Alberto Neto: Como seria bom viver na cidade que está na cabeça de David Almeida. David os professores te odeiam. Os professores de Manaus você não deu aumento para nossos professores. O David se orgulha de ter feito 23 creches em uma cidade de 2 milhões de pessoas. É um absurdo!
David Almeida: Hoje, Manaus tem 10.300 vagas em creches em Manaus. Fizemos 29 creches em Manaus e nos próximos dia vamos entregar mais uma creche. Agora você nunca mandou um centavo para Manaus.
Alberto Neto: Vamos abrir 50 mil vagas para creches em Manaus. Aqui tem mais de 10 mil crianças fora da escola. Mas não esquenta, não. Você não vai ter mais tempo para fazer nada porque você vai sair da prefeitura em Dezembro”.
Na vez de Alberto Neto, o candidato do PL abordou o tema corrupção..
Alberto Neto: Como você vai combater a corrupção em Manaus?
David Almeida: Nós combatemos a corrupção com transparência e revisamos contrato. Tanto que sou bem avaliado como prefeito mais transparente do Brasil. Diferente de você, Alberto, que responde a processo na Corregedoria por tirar um celular durante abordagem policial.
Alberto Neto: Eu respondi processo quando eu era policial militar porque prendi muito bandido é normal responder celular. Agora você está atolado de corrupção na prefeitura.
David Almeida: Você é acusado, Alberto, de subtrair R$ 5 mil de um trabalhador do distrito industrial. Você que tem parentes em cargos públicos que não vão trabalhar. Isso é corrupção, Alberto.
Vice contra vice
Antes das considerações finais, os candidatos a vice em cada chapa foram chamados para debater entre si com perguntas direta e de tema livre. Começando por Maria do Carmo, vice de Alberto Neto.
Maria do Carmo: Como explicar o envolvimento do seu nome em investigações da PF [Polícia Federal]?
Renato Júnior: Fui citado, mas não fui notificado. Eu tenho uma vida limpa, simples. Não tem nada contra mim. Eu sou o candidato que, como secretário, conduzi várias obras importantes em Manaus.
Maria do Carmo: Na gestão privada, somos cobrados por gestão de excelência. Eu quero levar esse legado para a iniciativa privada.
Renato Júnior: A candidata diz que é uma boa gestora, mas deve a dívida ativa em Manaus sobre IPTU. Mas lá na faculdade dela nunca pode ficar devendo.
Depois foi a vez de Renato Júnior, vice de David Almeida, fazer a pergunta.
Renato Júnior: Setor primário, o que você tem a dizer?
Maria do Carmo: É verdade que eu devo IPTU, mas eu trabalho com o salário das mensalidades dos meus alunos. Eu devo IPTU, não tenho problema com isso porque eu prefiro pagar o salário do meu funcionário do que pagar o IPTU.
Renato Júnior: As empresas dela devem mais de R$ 10 milhões. No CPF dela, são mais de R$ 500 mil de imposto. Essa é a informação aberta para a consulta.
Maria do Carmo: Eu não tenho nada a esconder. Eu devo nada no meu nome. R$ 2,5 milhões dessa dívida de IPTU vem do Tropical Hotel, uma obra que, quando for concluída, vai gerar emprego para a cidade de Manaus.
Considerações Finais
Com insinuações e trocas de farpas, David Almeida e Alberto Neto se despediram do público.
David Almeida: Eu renuncio o meu mandato a prefeito de Manaus se estiver faltando dipirona nas unidade básicas de saúde. Temos um estoque grande de medicamento. Para você ver como o meu adversário mente para mascarar a incompetência dele. Agora quero falar com você, que teve a rua asfaltada: você sabe que melhorou. Você que usa o ônibus sabe que as coisas melhoraram. Vamos continuar esse trabalho de transformação. Vote 70.
Alberto Neto: Quero falar com você de casa que é mãe solo. O prefeito fala que não falta remédio. David não falta só dipirona, não. Falta tudo. Agora, se você quer uma saúde de qualidade, para zera a fila, aperta 22. Se você quer ver mudança, vamos rumo à vitória.