Candidatos à Prefeitura de Goiânia votam neste domingo (27)
Candidato Fred Rodrigues (PL) votou primeiro e foi acompanhado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); candidato Sandro Mabel (União) votou acompanhado do governador Ronaldo Caiado (União)
Os candidatos à Prefeitura de Goiânia votam, neste domingo (27), no segundo turno das eleições municipais.
O candidato Fred Rodrigues (PL) foi o primeiro a votar. Ele chegou à Escola Casa das Letras, no bairro Jardim América da capital goiana, acompanhado de correligionários. Entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
À imprensa, o candidato disse que a expectativa para a votação é “excelente” e disse que as pesquisas no primeiro turno “subestimaram a vontade do goianiense”.
Já o candidato Sandro Mabel (União Brasil) votou no Centro Educacional OMNI, no Setor Bueno, por volta de 9h30.
Ele esteve acompanhado do governador Ronaldo Caiado (União), do vice-governador Daniel Vilela (MDB), e de sua candidata a vice, Coronel Cláudia (Avante).
A disputa em Goiânia dividiu a direita e colocou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), em lados opostos no 2º turno.
Apoiado por Bolsonaro, Fred Rodrigues (PL) conquistou a maioria dos votos dos goianienses, encerrando a primeira etapa das eleições com 31,14%. O candidato indicado por Caiado, Sandro Mabel (UB), obteve 27,66% dos votos.
O embate entre os caciques também se estende ao segundo maior colégio eleitoral de Goiás. Em Aparecida de Goiânia, o candidato de Bolsonaro, Professor Alcides, vai enfrentar o primo do vice-governador Daniel Vilela (MDB), Leandro Vilela (MDB), aliado de Caiado, na disputa.
A disputa entre os candidatos de direita, na avaliação das campanhas, revela o enfraquecimento da esquerda em Goiás, mas, sobretudo, coloca como antagonistas duas lideranças com possibilidade de influenciar o cenário eleitoral em 2026.
Apuração
A CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as 51 cidades do Brasil que disputam o segundo turno neste domingo (27).
Em Goiânia, a contagem dos votos pode ser acompanhada clicando neste link.
Perdeu o título de eleitor? Saiba o que é preciso mostrar para votar
A disputa em Goiânia
Neste domingo, 27 de outubro, cerca de 1,6 milhão de eleitores em Goiás são esperados nas urnas para definir quais serão os próximos prefeitos em três cidades.
Em Goiás, terão segundo turno nestas eleições a capital Goiânia e os municípios de Aparecida de Goiânia – na região metropolitana da capital – e Anápolis – no interior do estado.
Cerca de 60% dos eleitores aptos a votar neste domingo estão concentrados em Goiânia – pouco mais de 1 milhão. Aparecida de Goiânia possui o segundo maior eleitorado do estado, com 345 mil eleitores, sendo seguida por Anápolis, com 292 mil.
A segunda etapa de votação ocorre nas cidades com mais de 200 mil eleitores registrados em que nenhum dos candidatos a prefeito conquistou mais da metade dos votos válidos na primeira fase da eleição.
Ao todo, Goiânia conta com 1.030.328 eleitores aptos a votar. Destes, no primeiro turno, 290.869 se abstiveram; 21.199 votaram em branco; e 30.197 anularam o voto ao digitar na urna um número não correspondente a um candidato.
Em termos percentuais, 28,23% do eleitorado da capital de Goiás se absteve no primeiro turno.
Quem por acaso se absteve de votar no primeiro turno pode votar no segundo turno, sem qualquer impeditivo.
No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem 18 anos ou mais e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos, quem tem mais de 70 anos ou pessoas analfabetas.