Comitiva internacional acompanhou o processo eleitoral no Brasil
Representantes de diferentes países elogiaram a organização e a segurança do pleito
Uma comitiva internacional organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acompanhou as eleições municipais de 2024 no Brasil. No domingo (6), 50 representantes de 25 países visitaram uma sessão eleitoral em Valparaíso (GO), no entorno do Distrito Federal.
Após a visita, os integrantes foram conduzidos ao cartório eleitoral, onde acompanharam a transmissão dos votos e puderam observar o funcionamento detalhado do processo eleitoral.
O embaixador da Rússia, Alexey Labetskiy, elogiou a organização e demonstrou interesse pelo sistema adotado pelo TSE.
“As eleições estão muito bem organizadas. O que mais me chamou a atenção foi o processo em si. Queria ver como tudo funcionava, e constatei que segue os limites legais, o que é essencial. As urnas eletrônicas são um elemento importante, cuja eficácia já foi comprovada”, afirmou Labetskiy.
Além disso, a comitiva teve a oportunidade de acompanhar o trabalho dos mesários e todo o fluxo de votação nas zonas eleitorais. A embaixadora de Timor-Leste, Maria Ângela, destacou a complexidade e segurança do sistema eleitoral brasileiro.
“É um sistema muito sofisticado e seguro, sem dúvida, mas que demanda uma grande organização e muitas pessoas envolvidas. O voto é seguro, secreto, e é essencial garantir que isso seja preservado”, declarou a embaixadora.
Todos os integrantes faziam parte do Programa de Convidados Internacionais para as Eleições Municipais de 2024, uma iniciativa do TSE. Além das visitas às zonas de votação e ao cartório eleitoral, a comitiva também assistiu a palestras sobre o funcionamento das eleições no Brasil.
O assessor de Assuntos Internacionais do TSE, Maurício Medeiros, ressaltou que a iniciativa visa aumentar a transparência do processo eleitoral.
“É uma tradição do TSE organizar programas de convidados internacionais. Isso reforça a transparência do nosso sistema eleitoral. Queremos mostrar que a democracia é viável e que nosso sistema é aberto e transparente, convidando outros países a conhecê-lo”, afirmou Medeiros.
Por fim, a comitiva foi levada à sede do TSE, para acompanhar a totalização dos votos das eleições municipais de 2024.
A CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as cidades do Brasil neste domingo (6).