Cury diz a prefeitos que, se eleito presidente, irá rever pacto federativo
Durante evento com gestores municipais, pré-candidato ao Planalto disse que não é justo que cidades do país "supliquem" por dinheiro

O pré-candidato à presidência da República Augusto Cury (Avante) afirmou nesta quinta-feira (21) que, se eleito, pretende reavaliar o pacto federativo. A declaração foi feita durante sabatina na Marcha dos Prefeitos, em Brasília. No evento estavam presentes prefeitos, gestores e vereadores.
"Nós temos que rever o pacto federativo. Não é justo vocês terem que suplicar por dinheiro", disse.
O pacto federativo é o modelo de organização do Estado brasileiro que define a divisão de competências, recursos e responsabilidades entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. De acordo com a Constituição, cada esfera tem autonomia para tomar decisões em suas respectivas áreas, mas todas devem agir em cooperação pelo desenvolvimento econômico e social do país.
Segundo Cury, a "dor" está presente nos municípios, por isso, segundo ele, é necessária uma revisão do pacto federativo e dos repasses da União aos municípios.
"É nos municípios que a dor ocorre – a dor do aluno, a dor do professor, o sofrimento do cozinheiro que prepara um alimento para uma plateia que não tem apetite", disse.
O candidato afirmou, ainda, que acredita ser fundamental uma "economia distribuída" e avalia que consórcios são instrumentos vitais para "abraçar muito mais os projetos dos municípios".
Os debates sobre a revisão do pacto federativo ocorrem em torno do desequilíbrio nas fontes de recursos da União, estados e municípios.
Governadores e prefeitos argumentam que, nos últimos anos, as despesas com saúde, segurança e educação aumentaram, mas a arrecadação não cresceu no mesmo ritmo. Nesse sentido, estados e municípios reivindicam programas de auxílio e de renegociação de dívidas.


