Eleições 2026: Candidatos ao governo do Paraná votam neste domingo (4)

Em todo o país, mais de 158 milhões de eleitores vão escolher o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais

Gisele Farias e Manuela Miniguini, da CNN Brasil, São Paulo
Compartilhar matéria

Os candidatos a governador do Paraná vão às urnas neste domingo (8) para votar no primeiro turno das Eleições 2026. O estado é o quinto maior colégio eleitoral do Brasil, com mais de 8,6 milhões de eleitores.

Entre os candidatos que já votaram durante a manhã estão Luiz França (Missão), Sérgio Moro (PL), Requião Filho (PDT) e Sandro Alex (PSD).

Além deles, a disputa no Paraná apresenta mais cinco candidatos: Adriano Texeira (PCO), Alexandre Salomão (Mobiliza), Samuel de Mattos (PSTU) e Tayná Miessa (UP).

Caso nenhum candidato alcance a maioria dos votos válidos, o segundo turno ocorrerá em 25 de outubro. Confira, a seguir, o que se sabe até o momento sobre a votação de cada um dos candidatos ao governo do Paraná.

Sérgio Moro (PL)

Sérgio Moro, candidato pelo PL (Partido Liberal), oficializou seu voto nas urnas logo pela manhã. O ex-jurista de 54 anos concorre ao cargo de governador do estado do Paraná nas eleições deste ano.

Um vídeo publicado em rede social registra a presença do ex-jurista na sala de votação, com a legenda: "Cumprindo meu dever de cidadão e exercendo meu direito de voto neste domingo. Que seja um grande dia para a democracia e para o Paraná".

Moro também afirmou acreditar que seu plano de governo é o melhor dentre os seus adversários, embora tenha recebido críticas sobre a falta de propostas por parte dos opositores.

"Nós temos um projeto robusto. Agora, não podemos ignorar o momento em que o país passa, por isso desde sempre nos posicionamos", constatou durante entrevista à imprensa.

Requião Filho (PDT)

Maurício Thadeu de Mello e Silva, conhecido como Requião Filho, é o candidato do PDT (Partido Democrático Trabalhista) ao governo do Paraná nas eleições de 2026. Ele tem 46 anos, é formado em direito e fez especialização pela UniCeub (Centro Universitário de Brasília).

Durante entrevista coletiva após sua chegada no colégio eleitoral, Requião afirmou estar confiante sobre ir para o segundo turno. "Essa campanha nos orgulhou, temos certeza que estamos no segundo turno. As pesquisas se tornaram uma propaganda política, precisamos rever isso", afirmou.

Luiz França (Missão)

Luiz França (Missão), 32 anos, é candidato ao governo do Paraná nas eleições de 2026. Registrado com o nome completo Luiz Felipe Martins França, o advogado tem João Adolfo, também do Missão, como candidato a vice-governador.

França foi um dos primeiros candidatos a votar neste domingo, por volta das 11h30, segundo uma publicação em suas redes sociais. Na legenda, o candidato cita: "A voz de Deus é a voz dos corajosos".

Sandro Alex (PSD)

Sandro Alex, do PSD (Partido Social Democrático), é um dos candidatos ao governo do Paraná nas eleições 2026.

Ele foi anunciado por Ratinho Junior à sucessão do cargo. Atualmente, ocupa a presidência estadual do PSD no Paraná e exerce o mandato de deputado federal, cargo para o qual vem sendo eleito desde 2011.

Antes de votar no seu colégio eleitoral em Ponta Grossa, Alex conversou com a imprensa e disse que seu período de campanha foi intenso. "Essa semana foi decisiva. O público não estava realmente acompanhando o processo eleitoral. Nosso nome veio crescendo muito nos últimos dias."

Adriano Texeira (PCO)

Adriano Teixeira, conhecido como Adriano Funileiro, tem 39 anos, é mecânico funileiro e natural de Nova Olímpia, no Paraná. Filiado ao PCO há cerca de três anos, é ligado aos Comitês de Luta. Ele tem Zé Carlos como candidato a vice.

À CNN Brasil, o candidato confirmou que compareceu às urnas por volta das 13h.

Alexandre Salomão (Mobiliza)

Alexandre Salomão tem 55 anos, é natural de Curitiba, advogado criminalista e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PR. Ele disputa uma eleição pela primeira vez. A candidata a vice em sua chapa é Daiana Criminacio (Mobiliza).

A CNN aguarda atualização da votação do candidato.

Samuel de Mattos (PSTU)

Samuel de Mattos tem 38 anos e é natural de Turvo, em Santa Catarina. Ele trabalhou por anos como carteiro nos Correios.

Em 2020, foi candidato a vice-prefeito de Curitiba. Em 2022, concorreu a uma vaga de deputado federal, mas não foi eleito. Nas eleições de 2024, disputou a Prefeitura de Curitiba. Ele concorre ao lado de Helena Figueiredo (PSTU) como candidata a vice.

Tayná Miessa (UP)

Tayná Miessa tem 30 anos e é formada em Produção Cultural pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A candidata é filha de operários imigrantes japoneses e mora na zona sul de Curitiba.

Esta é a primeira vez que ela disputa uma eleição. Tayná tem Willian Araki (UP) como candidato a vice.

A CNN aguarda atualização da votação da candidata.

Eleições 2026

Mais de 158 milhões de cidadãos brasileiros vão às urnas neste domingo para o primeiro turno das Eleições 2026 para escolher os próximos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

A votação acontece em todo o país das 8h às 17h, considerando o horário de Brasília. Por causa dos diferentes fusos, o horário local varia em alguns estados. Quem estiver na fila de sua seção eleitoral até o horário de encerramento poderá votar.

Segundo turno

Presidente e governadores precisam obter mais de 50% dos votos válidos para serem eleitos neste domingo. Caso nenhum candidato alcance essa marca, os dois mais votados disputarão o segundo turno.

O segundo pleito da eleição está marcado para 25 de outubro. Deputados e senadores são definidos já neste domingo.