Força menor no Nordeste enfraquece candidatura de Lula, diz consultor
Luciano Dias também citou a baixa avaliação e a rejeição entre evangélicos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostra uma força menor no Nordeste, o que estaria enfraquecendo sua candidatura à reeleição. É o que diz a análise do consultor político Luciano Dias.
A avaliação foi feita durante uma apresentação no banco Itaú, noticiada pelo Brazil Journal e confirmada pela CNN Brasil.
Segundo Dias, por Lula ser conhecido e sua candidatura à reeleição ser amplamente divulgada, é possível afirmar com base em pesquisas que o apoio no Nordeste está menor e caindo.
No Ceará, segundo o instituto Paraná Pesquisas em dezembro, Lula chega a 43,3% das intenções de voto. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 22,2%. O ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), 19,3%. Nas eleições de 2022, o presidente da República alcançou 48,43% dos votos dos eleitores cearenses no primeiro turno.
Foi citado o exemplo de Pernambuco, que os principais concorrentes ao governo estadual não são do PT: João Campos (PSB), prefeito do Recife, e a governadora Raquel Lyra (PSB), que deve tentar a reeleição.
Divulgada nesta quinta-feira (22), a pesquisa Apex/Futura mostrou que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), derrotariam Lula em um eventual segundo turno.
No primeiro cenário avaliado pelo levantamento, Flávio tem 48,1% das intenções de voto, contra 41,9% de Lula. Votos em branco, nulos e "ninguém" somam 8,9%. Um percentual de 1,1% dos entrevistados não soube responder.
No segundo quadro, Tarcísio de Freitas marca 46,1%, enquanto Lula pontua 41,3%. Brancos, nulos e "ninguém" totalizam 10,2%. Já 2,3% não souberam responder.
Dias também chamou atenção para a baixa avaliação de Lula, que poderia complicar sua votação.
Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg mostrou que 50,7% desaprovam Lula. A aprovação é de 48,7%.
A alta rejeição entre os evangélicos é outro tema que chama a atenção do consultor político. Dentre os eleitores desse espectro, 74,2% desaprovam Lula.


